63397-4-dicas-para-vender-por-mensagem

4 dicas para vender por mensagem

Vender por mensagem nunca foi tão possível como nos dias atuais. A aproximação que as mensagens de texto já proporcionavam entre empresas e consumidores foi potencializada por aplicativos como o WhatsApp, Facebook Messenger, Skype e Telegram.

A possibilidade de interagir com o público rapidamente por ele ter acesso aos seus conteúdos e ofertas na palma da mão facilitou bastante esse processo. Isso ajudou a fortalecer relacionamentos e, consequentemente, a gerar melhores negócios para quem investe nas mensagens como meio de atração e conversão de clientes.

Neste artigo, elencamos 4 boas práticas para vender mais por mensagens em celulares. Confira a seguir!

1. Personalizar os envios ao máximo

Como as mensagens móveis são bastante diretas, nada mais justo do que tentar customizá-las aos perfis de seus usuários. Mas não basta apenas chamar o contato pelo nome, é preciso levar um conteúdo ou uma oferta pela qual ele demonstrou um interesse.

Por isso, é importante acompanhar o histórico de interações do público com sua empresa. Por exemplo, se uma pessoa cadastrou seu número de telefone para receber mensagens com conteúdos e ofertas após baixar, no seu site, um e-book sobre “destinos alternativos para viagens”, então ela vai preferir receber mensagens sobre o tema viagens.

Além disso, outra maneira de personalizar os envios é aproveitando datas comemorativas. Os aniversários de seus contatos são ótimas oportunidades para mandar mensagens de felicitações ou algum presente, como descontos personalizados em sua loja.

2. Oferecer cupons promocionais exclusivos para vender por mensagem

Falando em descontos, os cupons promocionais são boas maneiras de vender por mensagem. Isso porque eles são bem práticos e simples de entender e utilizar. Para isso, basta criar e vincular um código promocional a alguma oferta ou categoria de produtos em sua loja.

No entanto, é importante segurar um pouco esse tipo de estratégia. Uma frequência muito alta de envios de cupons pode viciar seus clientes em promoções, fazendo com que diminua o interesse nas compras pelos preços “normais”.

Sobre ser exclusivo, a ideia é promover as vantagens de que só quem assina sua lista (ou os “fãs” do seu chatbot) pode usufruir, fazendo com que aumente o interesse nas conversões de leads para mensagens de texto.

3. Promover conteúdos interessantes

Mas nem toda comunicação interativa com os consumidores deve ter foco em vendas. As pessoas não estão interessadas apenas em receber propagandas o tempo todo. Aliás, muitas promoções seguidamente enviadas podem irritar os clientes e transformar suas mensagens em Spam.

Para evitar isso e até melhorar o relacionamento com seus contatos, o ideal é compartilhar conteúdos relevantes e úteis com maior frequência. Podem ser rápidas dicas, informações curtas ou até mesmo uma chamada para um novo post em seu blog.

Via chatbot, você pode enviar vídeos divertidos ou músicas relacionadas ao seu produto/serviço, além de fotos e outros conteúdos multimídia dentro dos apps de mensagem, com Facebook Messenger e Telegram. O importante é agregar conhecimento e ajudar o cliente a tomar uma melhor decisão de compra — favorável ao seu negócio, claro.

4. Colocar uma chamada para a ação

Como as mensagens de texto, especialmente os torpedos, são curtas, é comum não sobrar muito espaço para vincular uma chamada para ação. Os famosos CTAs são fundamentais em uma campanha de vendas por mensagens porque são eles que indicam o que o contato deve fazer após ler o conteúdo.

A chamada pode conduzir para ações simples, como baixar um material, acessar um post no blog e, principalmente, ver ou comprar uma determinada oferta. É bom que o CTA venha acompanhado de um link encurtado, para que o contato dê o próximo passo e siga com a ação desejada por você.

O uso das mensagens para as campanhas de vendas é importante, pois é o meio mais rápido e próximo de comunicação com o público. As pessoas vivem conectadas em seus celulares e smartphones, o que possibilita taxas de visualização e de respostas mais ágeis que qualquer outro canal de relacionamento.

Ao seguir nossas dicas, você terá um contato mais rápido e mais qualificado com os consumidores. Assim, suas mensagens terão uma participação mais influente nos seus resultados de venda.

Após acompanhar as dicas para vender por mensagem, é bom ler o nosso post e ficar atento aos 5 problemas de relacionamento no WhatsApp Marketing, além de algumas dicas de  Vendas pelo Messenger

 

Leia mais:

 

Saiba como usar o comércio conversacional na sua empresa

Saiba mais sobre a tendência da interação entre pessoas e marcas

Entenda a revolução da experiência do usuário através de conversas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação