negociacoes_smartphone_conversational_commerce

4 negociações que consigo fazer através de conversas inteligentes

Um novo mundo de interações está surgindo com a chegada dos chatbots . Eles permitem que marcas, organizações e pessoas possam conversar com outras pessoas de forma automatizada.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Conceito de uma venda usando um chatbot da Rayban — Criado por Isil Uzum.

 

As conversas assumem um papel importante em qualquer tipo de negociação ou vendas. É através de uma conversa que podemos ter empatia, entendimento e até mesmo desejo de compra. Além disso, a conversa também pode estar presente em vários outros contextos sem nem ter alguém falando — pode ser as palavras certas em um anúncio, uma boa fotografia num cardápio ou um bom design para um site ou app.

Conversas são as melhoras coisas que podemos pensar como designer. Nosso produto/serviço deve ser capaz de manter ou criar um diálogo com as pessoas que vão usar. Só assim podemos criar uma experiência.

Mas afinal, o que uma conversa inteligente pode vender que o meu app/site não consegue?

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Chatbots no Messenger Facebook — Criado por Jeremy Goldberg.

 

Quando falamos em uma conversa inteligente, falamos em agregar valor a interações baseadas em conversas (ou mensagens de texto). De forma que a mensagem se torne inteligente não pelo o texto em si, mas sim através das interações a partir do conteúdo que esta possui. O que nem sempre é possível fazer o mesmo em um site ou app , pois para cada nova interação, precisamos ter uma nova atualização — ou ao menos não tão rápido e barato quanto criar uma nova atualização, pois toda a conversa é feita a partir de texto.

Uma conversa inteligente consegue realizar uma venda/negociação de forma personalizada, interativa einstantânea em múltiplos canais.

Alguns exemplos de vendas/negociações que podemos fazer através de uma conversa inteligente:

  • Oferecer conteúdos de mídia e entretenimento em geral — imagine você trocar ou sugerir uma ideia com o seu canal do Youtube favorito.
  • Engajamento e automatização de atendimentos via mensagens — imagine você realizar o checking do seu voo via mensagem de texto.
  • Imagina conversar com especialistas de assuntos específicos ou ter contatos inteligentes baseados em temas — imagine receber ou pedir dicas de carreira do seu especialista favorito no seu WhatsApp.
  • Realizar transações e acompanhar todo o processo de compra, do começo ao fim, tudo através de uma conversa — imagine você realizar o atendimento do seu banco via mensagem.

E muito outros exemplos que ainda vamos descobrir…

Entender, agregar valor e entregar conteúdo via mensagens são fatores fundamentais, mas o mais importante é fazer com que as pessoas possam interagir e conversar com os contatos inteligentes…

… só assim uma conversa inteligente não vende somente um produto, mas também uma experiência única, interativa e instantânea.


Caio Calado

UX

LinkedIn

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação