5-estrategias-de-comunicacao-criativas-para-usar-com-os-clientes.jpeg

5 estratégias de comunicação criativas para usar com os clientes

Cada vez mais empresas vêm percebendo que é preciso inovar nas estratégias de comunicação para cativar e fidelizar a clientela. Só que junto com essas possibilidades, surge a dúvida sobre o que o seu negócio deve fazer.

Por isso, separamos algumas ideias bem criativas para ajudar a sua marca a se destacar no atendimento ao cliente.

1 – Estimule o feedback

A comunicação é um processo dinâmico em que ambas as partes falam e ouvem mensagens. Portanto, que tal fortalecer a via de mão dupla no atendimento ao cliente?

Isso significa fazer pesquisas de satisfação, mas também dar a ele a oportunidade de ajudar sua empresa a melhorar. Pode ser testando um novo produto ou serviço, ou mesmo convidando um cliente antigo para um almoço para pedir para que ele te ajude a achar soluções para um problema específico.

2 – Diversifique o contact center

Sejamos claros: as pessoas gostam de praticidade e rapidez. Que tal oferecer isso para elas? Em vez de fazê-las navegar pelo seu site para achar a área de contato ou baixar um aplicativo específico, um chatbot pode ser a solução ideal, já que funciona dentro de aplicações de mensagens (como o chat do Facebook, por exemplo).

Também invista em criar páginas e perfis em diferentes redes sociais. Desde que sempre atualizados e monitorados, eles contribuem para que o público se sinta mais próximo de você, o que significa que fica mais fácil a comunicação. Ou seja: diversifique suas redes de comunicação e fortaleça sua presença digital para facilitar o contato.

3 – Ofereça conteúdo relevante

Atualmente, uma das formas mais comuns de se resolver dúvidas é na pesquisa pela internet. E muitas vezes o papel da comunicação é de oferecer essas respostas. Que tal usar o seu conhecimento para conquistar clientes?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que está ganhando muita força. Por meio dele você traz o cliente até você usando a informação. Se você vende bicicletas elétricas, descubra as questões que o seu público-alvo tem (como funciona uma bicicleta elétrica, meios de transporte alternativo) e ofereça materiais, como artigos, e-books, vídeos e áudios, que ajudem ele a entender mais sobre o assunto.

É importante que essa comunicação seja simples, clara e direta, o que nos leva à próxima estratégia.

4 – Aproxime a linguagem

Esta é uma das estratégias de comunicação mais adotadas nos últimos tempos, talvez pelo crescente uso das redes sociais. Já se foi a época em que as empresas faziam uso da linguagem rebuscada para se comunicar.

É preciso ser direto, falar com o seu público, sem perder o respeito ou a autoridade. Brinque, use emojis, seja humano na relação — desde que essa postura seja condizente com o seu público-alvo. Isso faz com que sua marca deixe de ser apenas uma loja ou fábrica, para se tornar, verdadeiramente, querida pela sua clientela.

5 – Use o CRM para personalizar a comunicação

Na hora de promover a aproximação com o cliente não deixe de usar o CRM (Customer Relationship Management) a seu favor! Faça com que ele seja alimentado através de todos os canais de contato com o consumidor e crie perfis cada vez mais elaborados.

Imagine que seu cliente tenha recebido atendimento via chat no Facebook perguntando sobre o funcionamento do produto X. Depois de algum tempo, ele também entra em contato via e-mail reclamando sobre o funcionamento do item.

Se sua empresa já sabe do atendimento anterior fica mais fácil oferecer soluções adequadas e pertinentes à demanda dele. Além disso, o cliente se sente muito bem atendido por saber que existe um histórico e que suas solicitações não são simplesmente ignoradas. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

O que você achou dessas estratégias de comunicação? Tem alguma outra ideia que não falamos aqui? Divida conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação