A importância da comunicação de mão dupla para as empresas

A comunicação é inata ao ser humano, por isso, se faz presente em todas as esferas sociais, seja entre amigos e familiares ou entre empresas e clientes.

E é justamente por estar tão enraizada na vida em sociedade que a importância da comunicação de mão dupla se faz quase que obrigatória nas empresas. Afinal, o consumidor moderno não aceita mais a conversa unilateral que era tão comum antigamente e exige participar e ser envolvido em todo o processo de compra.

Quer entender mais sobre o tema? Então, leia o nosso artigo e descubra como a comunicação de duas mãos pode revolucionar a forma como a sua empresa faz negócios e atrai novos clientes!

O cliente quer ser ouvido

Aquele tempo em que apenas as grandes empresas tinham o poder de fala e o espaço para o surgimento e ascensão de pequenos negócios era reduzido ficou para trás. Com a difusão da internet e das mídias digitais, o poder começou a se concentrar nas mãos dos clientes, tornando-os mais informados e conscientes de suas decisões.

O consumidor atual sabe o que quer e pesquisa informações antes de comprar. O consumo apenas pelo consumo também começa a ficar para trás, fazendo com que os clientes analisem o histórico das marcas, busquem saber se suas filosofias estão alinhadas com o que pensam e desejam, além de focar em exclusividade e atendimento de primeira.

Criar identificação com as empresas e se sentir parte do processo de criação e venda dos produtos e serviços passa a ser uma exigência do mundo atual, já que a oferta é enorme e, para se sobressair em meios aos concorrentes, inovar constantemente é preciso.

Mudanças de postura são necessárias

Todo esse cenário, que é intensificado pelas redes sociais e pelas tecnologias móveis, obriga as empresas a mudarem a forma como se comunicam e fazem negócios.

A importância da comunicação de mão dupla aparece como vital para as empresas que desejam crescer e fidelizar clientes. Em outras palavras, aprender a ouvir e a aceitar a opinião do mercado e do público-alvo é uma forma não de apenas permanecer na ativa, como também descobrir maneiras de transformar todo o aprendizado do negócio em estratégias altamente competitivas.

Os benefícios de saber ouvir

Ainda há uma resistência muito grande de algumas empresas em abrir canais de comunicação transparentes e próximos com os clientes, justamente pelo receio de serem bombardeadas por críticas e exporem suas falhas ao mercado.

No entanto, esse é um pensamento tão antigo quanto aquele de que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, uma vez que não há ninguém melhor do que os clientes da sua organização para trazerem feedbacks valiosos e apontarem maneiras de aperfeiçoar o que é oferecido.

Pense em quantas oportunidades podem ser descobertas com o simples fato de estabelecer uma comunicação de mão dupla, tanto dentro quanto fora da empresa. Enxergar além da rotina do negócio e ouvir das pessoas o que elas esperam de uma marca é a chave do sucesso para agregar diferenciais competitivos e sair na frente da concorrência.

Por onde começar?

Mas, por onde começar a entender a importância da comunicação bilateral e transformá-la em resultados concretos?

Essa é uma mudança em longo prazo e que exige transformações culturais em uma empresa, além de reforço diário para uma comunicação aberta e participativa. Criar canais de comunicação mais democráticos, ágeis e que aproveitem da tecnologia, como os Chatbots, é uma forma de começar a explorar todo o potencial da arte de saber ouvir.

Lembre-se de que aprender com os erros é uma excelente maneira de melhorar a oferta de produtos e serviços e conquistar e fidelizar clientes. Encare as críticas como aprendizados e reforce constantemente com o público interno a importância da comunicação aberta e de mão dupla.

Que tal começar a provocar a mudança nesse instante? Compartilhe o nosso artigo nas redes sociais e promova um debate sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This