testar_chatbots_blog_take

Aprendendo a testar chatbots

Quem acompanha o blog Take.Test sabe que gostamos de publicar posts sobre ferramentas com as quais estamos trabalhando, experiências, novidades, entre outros. No mês de dezembro não foi diferente. Nós, da equipe de QA aqui da Take, passamos a trabalhar com a nova onda do momento: começamos a testar chatbots! Bem, não preciso descrever o que é, pois você encontrará muito conteúdo bom aqui no blog Chatsbots Brasil!

 

 

Começar a fazer testes em bots não foi fácil! Não há muitos “ como testar chatbots ” ou “passo-a-passo dos testes” no Google. Dessa forma, o aprendizado se dá no dia-a-dia e dentro da própria equipe. E os desafios são grandes! Utilizamos canais como Facebook Messenger, Telegram e o aplicativo BLiP Mensagens. Três canais que se comportam de maneiras diferentes e, sendo dois deles, aplicativos de terceiros. Ao utilizar aplicativos de terceiros, o cuidado e redobrado. É preciso entender o que é bug nosso e o que não é, quais são as limitações que o aplicativo tem… e por aí vai.

Já que estamos falando de aplicativos de terceiros, outro desafio é quanto à automação de testes. Não há como automatizar a versão mobile utilizando Appium e Visual Studio (ferramenta que utilizo aqui na Take), pois o aplicativo do Facebook nega as permissões necessárias para acessar aplicativo. Então, todas as automatizações foram feitas para web. Seria legal automatizar nas duas versões, já que, apesar de serem o mesmo aplicativo (Facebook Messenger), o comportamento é diferente para mobile e web.

Leia aqui o post na íntegra no blog Take.Test!


 Letícia Bonfim

Analista de QA

LinkedIn

 

Você já conhece o Take.Test? Nosso blog sobre testes de software acaba de completar um ano! Dê uma olhada e assine a newsletter para receber informações em primeira mão sobre eventos, ferramentas, metodologias e muito mais!

 

 

 

Leia mais:

Os principais pontos para entender o fenômeno chatbot

Nova profissão: Chatbots Teacher

Design de chatbots: 9 dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação