chatbot ajuda no marketing de conteúdo

Como um chatbot ajuda no marketing de conteúdo?

Atualmente, as empresas utilizam ferramentas como os assistentes de voz e os bots para atender clientes e realizar algumas funções mais básicas que otimizam o tempo dos seus funcionários.

Porém, quando misturamos essa tecnologia com a estratégia de marketing de conteúdo, é possível criar uma fonte adicional e inteligente de distribuição de conteúdo.

Neste artigo, vamos falar sobre essa tendência que está sendo cada dia mais aplicada no mundo do marketing digital, explorando especificamente como um chatbot ajuda no marketing de conteúdo.

Aplicativos de mensagem ganham força

Não é novidade que os aplicativos de mensagem estão ganhando força. Assim como as pesquisas de marketing e coleta de dados, essa é uma das maiores tendências de 2018 para o mercado de marketing.

De acordo com o BI Intelligence, eles ultrapassaram a audiência dos aplicativos de redes sociais e segundo pesquisa da Take, 77% das pessoas estão começando preferir conversar por aplicativos de mensagem do que por outros meios.

bi chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Com um alcance tão significativo, os bate-papos podem ser um canal poderoso para ser associado com a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Você pode usar essas plataformas para distribuição, seja compartilhando links para artigos, mandando citações de texto ou convidando o consumidor para baixar um material.

As possibilidades nesses canais só crescem, ainda mais com o lançamento do WhatsApp Business no Brasil em 2018. Se olharmos para as redes sociais mais populares de 2017, veremos que 3 sites do top 5 são plataformas de mensagens.

apps chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Com isso, como observa o Wall Street Journal, as mídias sociais e aplicativos de mensagens deram lugar ao aumento da popularidade dos chatbots. As propriedades do Facebook e WeChat, uma popular plataforma de tecnologia de consumo na China, lideraram o caminho.

Além disso, o Facebook sinalizou as apostas de mensagens em 2014 com um acordo de $ 22 bilhões em dinheiro e ações no WhatsApp. Graças a essas plataformas e ao seu público, o uso de chatbots só aumentará.

Chatbots no mundo do Marketing

Os benefícios de marketing digital geralmente se resumem em tirar proveito de dados e da tecnologia para personalizar o conteúdo e a experiência do consumidor, com base em seus interesses e hábitos na web. Nesse aspecto, os chatbots colocaram esse conceito em prática.

Com a melhora das capacidades de personalização e segmentação, o marketing combinado com o chatbot se tornará mais popular entre os profissionais como forma de enviar mensagens individualizadas e atender às necessidades dos consumidores.

Existem várias formas de relacionar essas estratégias e ter resultados satisfatórios. Confira alguns exemplos.

Relacionando suporte e conteúdo

Várias marcas estão disponibilizando no Facebook Messenger um chatbot para dar suporte e distribuir conteúdo.

Além de facilitar a interação com o cliente, essa ação faz com que suas compras sejam rápidas e personalizadas.

A Casas Bahia, por exemplo, juntamente com a Take, criou um chatbot para a Black Friday. Quem interagia com o cliente era o Bahianinho, personagem da marca.

Nesse bot, era possível selecionar as categorias de produtos que o consumidor gostaria de receber ofertas e qual era o melhor período do dia para recebê-las.

gif_casas_bahia chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Consumidor na era do imediatismo

A cada dia que passa, o consumidor se torna mais imediatista. Ele quer uma resposta no momento. Esperar não faz parte da rotina de quem está inserido no meio digital.

Por conta disso, os chatbots são a melhor estratégia para solucionar esse problema que a tecnologia nos trouxe.

Várias marcas estão inserindo em seus sites um chatbot que responde as perguntas do consumidor e conversa com eles em qualquer momento do dia.

chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Além disso, os bots estão indicando conteúdos para o usuário de acordo com o perfil dele.

Conteúdo sob demanda para os clientes

As conversas em aplicativos de mensagem envolvem os conceitos de valor instantâneo e interação. É por isso que as empresas começaram a testar chatbots para entregar conteúdo sob demanda.

Por exemplo, o Whole Foods Market, rede de supermercado multinacional, tem como objetivo melhorar a experiência de compra de seus clientes enviando o conteúdo que eles podem precisar ao comprar ingredientes para fazer receitas. E eles usam um chatbot de culinária para entregar isso no Facebook Messenger.

Você pode enviar emojis de comida, combinar palavras e ícones. O bot lhe devolverá as sugestões mais adequadas.

Além disso, é possível indicar links para conteúdos relevantes que vão aumentar o tráfego do seu blog.

chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Conteúdo relevante com o chatbot

O bot é interessante para os profissionais de conteúdo, pois ele reúne as mensagens em tempo real do seu público e faz com que seja possível compreender os tópicos que eles mais possuem dúvidas e procuram sobre.

É por isso que os chatbots são uma boa saída para gerar engajamento do cliente.

Por causa da possibilidade de gerar mensagens de texto instantâneas e íntimas, as pessoas tendem a ler e responder aos textos quase que imediatamente.

Com isso, as taxas de resposta são elevadas e podem ter algo a ver com a novidade de conversar com bots, pois o canal não está saturado. Assim, quanto mais rápido você investir nessa estratégia, melhor será a colheita dos resultados.

Desenvolvendo conteúdo para chatbots

Objetivos, estratégia de conteúdo e construção do personagem. O que eles têm em comum?

Os dois primeiros são ingredientes de marketing de conteúdo e permanecem os mesmos para qualquer outro tipo de conteúdo. Já o terceiro é importante especialmente para chatbots que conversam e interagem com os usuários.

Ao configurar seus objetivos, defina seu público, o que eles esperam e gostariam de sentir ao se voltar para o seu chatbot. Você precisará trabalhar com seu conteúdo existente para adaptá-lo no formato do chat.

Organizar todas as informações para o uso do chatbot pode ser uma tarefa difícil, e o que ajuda é mapear as etapas da jornada do cliente para definir as possíveis questões e desenvolver as respostas ideais.

Já o personagem deve corresponder com sua identidade perfeitamente, pois ele é a comunicação, voz e tom da sua marca.

Portanto, esteja atento à forma como seu personagem de bot se comunica e pense em como ele vai reagir em situações específicas.

Toda essa mudança nas empresas é o que a nova era da tecnologia nos proporciona. Se quiser saber mais sobre como implantar essa cultura tecnológica atual na sua empresa, confira este artigo completo sobre transformação digital!


agnes guest post chatbot ajuda no marketing de conteúdo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
 Autora convidada: Agnes Rabelo

Redatora, publicitária e amante das tecnologias digitais. É editora chefe do blog Inteligência Rock Content e leitora assídua de pesquisas do mundo inteiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

Qual é o impacto dos bots no mercado global hoje?

Inbot Marketing: Entenda como um chatbot gera engajamento

Meus clientes vão gostar de um atendimento por chatbots?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This