chatbot na black friday

Black Friday: como o uso de chatbot pode ajudar a impulsionar as suas vendas?

Em 2017, o dia internacional dos descontos será em 24 de novembro. Não há dúvidas de que essa data é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas. Contudo, talvez você ainda desconheça as vantagens de usar um chatbot na Black Friday para melhorar a experiência do usuário.

Embora um chatbot não exclua a necessidade de atendentes bem preparados, ele permite que a sua equipe foque em tarefas mais complexas. Afinal, a parte operacional é justamente aquela da qual ele dá conta, funcionando como ferramenta de suporte ao atendimento. Acompanhe o post de hoje e veja como o chatbot pode ajudar o seu negócio na Black Friday!

Como usar um chatbot na Black Friday?

Os chatbots são programas que funcionam em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger e, em breve, o WhatsApp. Eles têm uma interface que favorece um diálogo amigável, isto é, não parecem excessivamente artificiais ou forçosamente humanos.

Durante a Black Friday, esses softwares são muito úteis para ajudar o seu potencial cliente a encontrar as melhores promoções. Assim, o usuário de um site que compara preços pode acionar o chatbot via Facebook para consultar valores, comprar produtos e receber alertas de descontos. Caso ele queira uma televisão, por exemplo, o sistema pode solicitar algumas especificações e retornar as melhores ofertas para o modelo sugerido.

Quais são as suas vantagens?

Melhoria na experiência de compra

Um dos diferenciais do comércio conversacional é permitir que o contato seja automático e, ao mesmo tempo, personalizado. Por meio do storytelling, por exemplo, é possível desenvolver um chatbot mais humanizado e melhorar a experiência de compra do cliente.

Aumento na taxa de conversão

Na Black Friday, é comum que o público se sinta meio perdido diante da quantidade de ofertas anunciadas. Por isso, o chatbot é de grande auxílio ao fazer a seleção das promoções desejadas, o que gera um aumento na taxa de conversão.

Conheça quem já utilizou

Um dos cases mais bem-sucedidos de uso de chatbot na Black Friday foi o da Casas Bahia em 2016. A rede varejista adotou o canal em seu Facebook Messenger, e os usuários podiam conversar com a marca por meio do Bahianinho. O bot perguntava as categorias de produtos de interesse do consumidor, além do período do dia em que ele queria receber notificações das promoções.

Ao todo, 46 mil pessoas fizeram esse agendamento e 51,3 mil iniciaram um bate-papo com o bot. Foram quase dois milhões de mensagens no período da Black Friday. Assim, o programa funcionou tanto como captador de leads quanto como facilitador da pré-venda, já que o cliente recebia em primeira mão as ofertas que mais lhe interessavam.

Para 2017, a expectativa é que o dia movimente R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet — um crescimento de 15% a 20% em comparação a 2016. Você sabia que, nessa data, o tráfego na web é cerca de 15 vezes maior do que o normal, segundo números do Google? Então, não perca tempo e invista em um chatbot na Black Friday!

Gostou deste post sobre como o uso do chatbot pode ajudar a impulsionar as suas vendas na Black Friday? Então aproveite e leia mais sobre o case das Casas Bahia e seu chatbot especial para a Black Friday!

 

Leia mais:

O atendimento por chatbot resolve todos os problemas?

Diminua a taxa de inadimplência na sua empresa com chatbots

Como transformar a gestão de lojas físicas com um chatbot?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação