chatbot no twitter

Como o chatbot aplicado no Twitter pode melhorar o engajamento com sua audiência?

Em diversas redes sociais e sites empresariais, o uso de chatbots tem sido cada vez mais comum. Seguindo essa tendência, o chatbot no Twitter surge como uma novidade, a fim de otimizar e potencializar a comunicação entre empresas e consumidores no ambiente virtual.

Se você ainda não conhece os chatbots ou não sabe como explorar o Twitter da melhor maneira com essa ferramenta, não se procure. Neste post, vamos explicar como funciona esse processo para você tirar o maior proveito dessa rede. 

Continue lendo e entenda como o chatbot aplicado no Twitter pode melhorar o engajamento com sua audiência!

1. Afinal, o que são chatbots?

A junção das palavras em inglês chat, que significa conversa, e bot, abreviação de robot, designa o uso de um software para conversar de maneira automatizada com as pessoas. 

Como muitas empresas recebem um grande volume de mensagens diárias ou mesmo precisam contatar um número enorme de pessoas todos os dias, torna-se custoso e trabalhoso realizar isso por meio de mão de obra humana.

Depender de call centers ou de dezenas de profissionais de atendimento para fazer esse serviço é algo que pesa no orçamento das organizações. Nesse sentido, os chatbots procuram otimizar o contato dos clientes com as empresas e vice-versa.

A grande maioria desses programas funciona de forma simples, respondendo perguntas que já estão em seu banco de dados e oferecendo respostas padrões, como uma espécie de FAQ — Frequently Asked Questions ou Perguntas Mais Frequentes. 

Porém, outros bots também funcionam com o auxílio de inteligência artificial. Nesses casos, são capazes de aprender a cada interação e se aprimorarem cada vez mais. Porém, é importante alertar que essa é uma alternativa menos acessível para a realidade do mercado atual. 

2. Por que eles são importantes no Twitter?

O Twitter é o microblog mais usado no mundo todo e se tornou conhecido justamente por conter o espírito da nossa época: mensagens rápidas, curtas e diretas para um público jovial e ágil.

Não é novidade para ninguém que a atualidade se parece com uma corrida contra o tempo, e a forma como nos comunicamos precisa se adaptar a isso. No contato entre empresas e consumidores não é diferente, pois o volume de informação disponível, além da quantidade e variedade de ofertas, afugentam o cliente a cada novo clique.

Como o Twitter oferece esse contato rápido e direto — ainda que o limite de caracteres para cada tweet tenha subido de 140 para 280 —, as pessoas continuam a usá-lo para narrar questões cotidianas de forma resumida e, as empresas, para fazer chamadas curtas e criativas que atinjam seu público.

Para não ficar para trás de outras redes, como o Facebook, que já oferece essa ferramenta há mais tempo, o Twitter passou a oferecer esse recurso às empresas que desejam investir em um contato mais direto e eficiente com seus clientes.

Chamado pela rede de Respostas Automáticas, o chatbot no Twitter funciona por Mensagem Direta (DM), seção disponível no perfil da empresa que permite que o usuário inicie uma conversa via chat.

As mensagens emitidas pelo software podem incluir textos de boas vindas, emoticons, direcionamento para outros links e, ainda, funções como compartilhamento de localização e perfis personalizados.

Nas campanhas do Twitter Ads — anúncios pagos que impulsionam seu tweet —, também é possível direcionar o usuário para entrar em contato por DM com a empresa, onde ele conversará com o bot. Quem tem o costume de usar essa rede social sabe que é cada vez mais comum a aparição de publicidade desse tipo, aproximando consumidores e empresas.

3. Como utilizar o chatbot no Twitter?

Para utilizar o chatbot no Twitter, mais especificamente o Direct Message API, você precisa ter, ao menos, o plano Standard como usuário da plataforma, que custa 99 dólares mensais.

Esse serviço permite construir 20 softwares diferentes, obter 3.000 conversas por mês, utilizar 4 colaboradores, usar diversos canais de comunicação e outras possibilidades. 

Vale lembrar que é necessária uma boa equipe para desenvolver o bot, afinal, quem deseja explorar os recursos desse sistema ao máximo não pode fugir disso.

Antes de mais nada, também é importante entender que adotar um chatbot não é um gasto; é um investimento. Conforme explicamos ao longo do post, contar com um chatbot pode otimizar os seus ganhos e reduzir drasticamente seus gastos com atendimento. Pense nisso!

Abaixo, separamos 5 formas de utilizar o chatbot do Twitter para melhorar o engajamento com sua audiência. Veja!

Respostas rápidas

Um dos principais recursos do chatbot é sua capacidade de oferecer respostas rápidas aos consumidores, conhecida em inglês como Quick Replies. Pode acontecer quando o cliente deseja falar com alguém da empresa e o sistema responde, pedindo um e-mail para entrar em contato de forma mais pessoal. São respostas que não exigem soluções complexas e que podem ser facilmente resolvidas.

Ativação de cards

O cliente pode ser direcionado a alguma ação para fora da plataforma por meio do uso de cards. Esses ‘cartões’ podem encaminhar o cliente para uma compra, cupom de desconto ou qualquer outra solução que possa ser dada fora da mensagem direta.

Linguagem personalizada

Se a sua empresa tem missão, valores e visão bem definidos, além de cuidar bem do seu branding, certamente sabe da importância de falar a linguagem do público. Um chatbot pode ser facilmente programado para adotar o tratamento correto aos seus clientes, oferecendo experiências cada vez melhores para eles.

Mensagens de boas vindas

Os chatbots não apenas oferecem soluções e encaminham o cliente a tomar alguma ação, mas também podem enviar mensagens de boas vindas, desde um simples “Bom dia” até um “Seja bem-vindo novamente” para quem já interagiu com eles. Isso também cria uma sensação de aproximação com o público, o que faz a diferença no atendimento.

Botões de interação

Além dos cards, os bots ainda podem estimular o consumidor a tuitar, responder, compartilhar, seguir e fazer outras formas de interação com os botões que podem ser incluídos na conversa. Dessa forma, além de atender bem o cliente, ele ainda pode ser incentivado a divulgar o seu serviço e a qualidade de seu atendimento.

Já deu para perceber que o chatbot no Twitter oferece possibilidades incríveis para impulsionar o engajamento com sua audiência, não é? Se você gostou de saber como usá-lo e qual é a sua importância hoje para as corporações, entre em contato conosco agora mesmo. Temos as melhores soluções para tecnologia móvel que podem impulsionar de vez a sua marca. Esperamos por você!

 

Leia mais:

Saiba como os chatbots podem reduzir custos na sua empresa

Inbot Marketing: entenda como um chatbot gera engajamento

Como implementar chatbots na sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This