chatbot para Whatsapp capa post

Chatbot para WhatsApp: 3 indícios de que ele está chegando

O mercado mobile não para de evoluir e se transformar. Tudo muda muito rápido, e as atualizações constantes de aplicativos e plataformas comprovam isso — entre elas, três novidades que nos fizeram acreditar que veremos o primeiro chatbot para WhatsApp surgir em breve.

Nos últimos meses, o WhatsApp anunciou algumas mudanças e testes que está realizando para fazer algo que muita gente estava esperando: facilitar a comunicação corporativa pelo aplicativo e permitir que os consumidores o utilizem para conversar com as empresas.

Quer saber quais são essas 3 novidades e como elas afetam os negócios e a vida dos clientes? Confira agora!

1. WhatsApp for Business

Versão beta do aplicativo para negócios, essa é uma novidade que empolgou muita gente — principalmente empresas que desejam criar um chatbot para WhatsApp!

O WhatsApp para Empresas permitirá que organizações ofereçam alguns serviços a seus clientes, como o envio de atualizações e notificações relevantes para eles. Aberto apenas para empresas parceiras por enquanto, como afirmou em seu blog, o time do WhatsApp ainda vai testar e ouvir com cuidado os comentários dos usuários nesta fase antes de lançá-lo totalmente para o mercado (boa!).

Uma dessas empresas parceiras é a companhia aérea holandesa KLM, que deu a notícia através deste vídeo:

 

 

Aqui no Brasil, a primeira marca no WhatsApp for Business é o Banco Itaú. O uso inicial será feito por clientes Personnalité Digital, mas o projeto da empresa é expandir para clientes de outras modalidades.

2. Contas verificadas

Percebeu aquele ícone verdinho ao lado do nome da marca no vídeo da KLM? Esse é outro ponto bacana na atualização do WhatsApp for Business: as contas verificadas.

Como já existe no Facebook, Instagram e Twitter, as contas de empresas verificadas no WhatsApp terão este badget () confirmando sua autenticidade. O mais legal disso tudo é a segurança que os consumidores terão ao entrarem em contato com as marcas pelo aplicativo.

3. WhatsApp Ads

Assim como o Facebook Ads, que nos permite criar anúncios com call-to-actions (CTAs) que direcionam as pessoas para o Messenger, também será possível criar CTAs para o WhatsApp.

Estamos testando uma nova maneira para que as pessoas comecem a conversar com uma empresa no WhatsApp a partir de um anúncio no Facebook. Isso torna mais fácil para as pessoas se conectarem às empresas que se preocupam com o WhatsApp – Porta-voz do Whatsapp para o TechCrunch

Como mostrou a matéria do portal TechCrunch, apesar de ainda estar em fase de testes, a novidade é o primeiro passo para monetização no aplicativo e vai facilitar bastante que as pessoas encontrem as empresas com que precisam conversar.

Como o chatbot para WhatsApp afetará os usuários?

Se eles não quiserem, não irá afetá-los de forma nenhuma. Assim como já acontece em outras redes sociais, para receber as notificações de empresas via chatbot os usuários precisam ativar o opt-in — a permissão para a marca entrar em contato com eles através do WhatsApp.

Nesse sentido, é muito importante que as empresas sigam as boas práticas da plataforma — já existe um guia (em inglês) explicando direitinho como tudo vai funcionar. Com isso, essas novas atualizações têm um grande potencial para automatizar a comunicação e facilitar a vida dos consumidores.

Como sempre falamos por aqui, pessoas conversando com marcas como conversam com seus amigos e familiares é uma tendência que não para de crescer.

E você, o que achou das novidades da plataforma? Acha que finalmente chegou a hora do chatbot para WhatsApp? Deixe sua opinião aqui nos comentários! 🙂

 

Post feito com a ajuda e referências de Caio Calado


chatbot para whatsapp ana
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ana Júlia Caires

Marketing & Produtos na Take

LinkedIn

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

O que podemos aprender sobe tecnologia móvel com a China?

Conheça 4 tecnologias inovadoras para engajar o público

Plataformas de chatbots: O que saber sobre esse mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação