Chatbots na fidelização

Qual o papel dos chatbots na fidelização de clientes?

Entre as diversas possibilidades do uso de chatbots nas empresas, algumas das aplicações mais conhecidas são focadas no atendimento ao cliente, seja no apoio ao processo de vendas ou no relacionamento com os consumidores em redes sociais. Mas de que forma esse canal inovador pode desempenhar um papel importante na fidelização de clientes?

Se essa é a sua dúvida, confira a seguir os principais motivos pelos quais os chatbots podem influenciar na experiência do cliente e na sua fidelização!

Suporte ágil e eficiente

Os chatbots são uma ótima opção para o atendimento ao cliente. Além de oferecerem a praticidade do chat, em uma janela no site da organização ou em um aplicativo de troca de mensagens (Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp etc.), outro benefício é a eficiência no tempo de resposta. Nesse canal, o usuário não precisa esperar para ser atendido: basta começar a conversar com o software que o retorno é imediato.

Essas vantagens já são um grande diferencial para os clientes, especialmente se compararmos com o atendimento de um call center tradicional, em que pode haver um longo tempo de espera. É com benefícios como esses que a empresa consegue criar uma experiência mais agradável, satisfazendo os clientes e, eventualmente, tornando-os mais fiéis à marca.

Conversas mais direcionadas e otimizadas

Outra vantagem dos chatbots é que eles podem se integrar a bases de dados ou sistemas de relacionamento com o cliente, como um CRM. Isso permite que um bot personalize o diálogo de acordo com as informações que ele tem do consumidor, direcionando a conversa com soluções ou sugestões e otimizando o atendimento.

Dessa forma, evita-se alguns contratempos, como exigir que a pessoa repita o problema que motivou o seu contato, mesmo que ela já tenha explicado tudo em uma ocasião anterior.

Qualidade de atendimento

Enquanto um agente humano às vezes comete erros, um chatbot pode fazer inúmeros atendimentos — simultaneamente, inclusive — sem comprometer a qualidade. Assim, diminuem consideravelmente as chances de frustrar o usuário, aumentando a probabilidade de fidelizá-los.

Previsão da intenção do cliente

Dependendo do grau de sofisticação do chatbot e dos seus recursos de inteligência artificial, é possível que ele encontre uma resposta para uma solicitação que nunca foi feita antes. E mais: bots complexos têm a capacidade de, a partir de informações, antecipar as necessidades dos usuários, surpreendendo-os com a recomendação de produtos ou serviços indicados sob medida. Isso cria identificação e aproxima as pessoas da marca.

Engajamento por meio de simpatia e diversão

Os chatbots também podem promover um engajamento maior com os clientes por meio de atividades divertidas e bem-humoradas. Nesse contexto, é possível que o software interprete um personagem de desenho animado, série ou filme, por exemplo, deixando o atendimento mais descontraído sem perder a prestatividade.

Outra ideia é fazer um quiz ou pequenos jogos para divertir o público que irá interagir com o bot. Essa é uma excelente maneira de manter o consumidor envolvido com o seu negócio, contribuindo para que ele se encante ainda mais pela marca.

Oferecendo um chatbot eficiente, interessante e divertido, os usuários certamente vão querer interagir com a sua empresa. É importante lembrar que quanto mais eles confiarem no funcionamento da ferramenta e se engajarem em conversas, mais visibilidade e consumidores fiéis sua marca conquistará. Portanto, não deixe de considerar as dicas que listamos aqui!

Viu só como os chatbots podem ser uma solução poderosa para a fidelização de clientes? Para acompanhar outras dicas exclusivas sobre tecnologia, basta nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação