5 sinais

5 sinais de que a sua empresa precisa de chatbots

Como andam os processos de atendimento ao cliente no seu negócio? Demora, informações encontradas com dificuldade, ineficiência e outros problemas que prejudicam a experiência costumam ser comuns? Saiba que é possível resolvê-los rapidamente com a implantação de chatbots para empresa, pois eles são sistemas capazes de interagir com seu público através de aplicativos de mensagem e proporcionar um atendimento de qualidade.

Com a devida configuração, conseguem colher dados, passar informações e seguir uma estrutura de conversa montada pela sua equipe. Dessa forma, é possível atender um número elevado de pessoas com maior velocidade e eficiência.

Essa tecnologia tem sido muito coerente com o cenário atual, em que o comportamento das pessoas tem se modificado por conta da popularidade dos dispositivos móveis. Aliás, os chatbots se alinham perfeitamente a eles, por funcionarem dentro de aplicativos populares como Messenger, Telegram e Skype.

Quer saber se o seu negócio precisa dessa tecnologia? Então veja a seguir 5 dos principais sinais de que está na hora de implantar um chatbot!

1. Mudança no comportamento do público

Conforme a tecnologia evolui, novas formas de se comunicar surgem e geram impacto na maneira como as empresas interagem com seu público. Hoje em dia, isso está evidente, já que novas ferramentas de comunicação têm sido incorporadas na rotina das pessoas, especialmente por conta do maior acesso à web e à disseminação dos smartphones e tablets.

Nesse contexto, é preciso mais do que uma central de atendimento de voz para lidar com os consumidores, pois novos hábitos apontam para a necessidade de atuar em novas frentes.

Se a sua marca não está acompanhando o comportamento do público ou se encontra muito “apegada” às ferramentas tradicionais, está na hora de modernizar. Nesse sentido, com a implantação de chatbots para empresa, você poderá obter um maior aproveitamento de novas tecnologias de interação, como mensageiros instantâneos, mídias e redes sociais.

Afinal, uma das principais vantagens de usar chatbots é a possibilidade de inserir esse sistema em uma plataforma já existente, como Facebook Messenger ou Telegram. Assim, sua empresa conseguirá posicionar sua marca e oferecer um atendimento inteligente em aplicativos que o seu público já usa.

Além disso, os chatbots se encaixam na preferência da maioria das pessoas, pois resolvem suas questões pelo smartphone ou qualquer dispositivo mobile.

2. Demora no atendimento

Não é segredo que um atendimento ineficiente e demorado afasta clientes. Ao usar chatbots, é possível não só agilizar o atendimento mas também proporcionar uma maior satisfação.

Se você está percebendo uma demora cada vez maior em tratar de certas questões com a sua central de atendimento, o chatbot pode ajudar a solucionar esse problema. Você pode configurá-lo para diferentes funções, como responder perguntas predefinidas, gerar informação e consultar dados, entre outras.

Se um cliente com uma dúvida simples tem de esperar 30 minutos para ser atendido, a eficiência do atendimento perde pontos por causa da demora, mesmo que ele tenha resolvido seu problema. Como um sistema de chatbots consegue atender centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo, esse mesmo cliente poderá ter sua dúvida esclarecida em questão de segundos.

Além disso, pode parecer contraditório, mas chatbots são essenciais para um atendimento mais humano. Ao desafogar as demandas dos seus atendentes com essa tecnologia, é possível direcionar esses profissionais para casos mais complexos e que necessitem de atenção especial.

3. Ameaça da concorrência

Em todos os setores, é importante se manter de olho nas movimentações do mercado e na influência do progresso tecnológico. A inovação traz benefícios bastante valiosos para qualquer área, e não seria diferente para a área de atendimento ao cliente. Os chatbots para empresas são apenas a última dessas novidades.

Você não pode se dar ao luxo de ignorar esse movimento e deixar a concorrência começar a aproveitar essas vantagens antes da sua empresa. Por isso, analise bem as suas necessidades e permaneça com o radar ligado para detectar inovações em potencial e suas aplicações para o negócio, especialmente as que podem ser implantadas com a ajuda dos chatbots.

4. Pouca coleta de dados

Outro sinal que indica a necessidade de adotar chatbots é a baixa coleta de dados resultantes das interações com o público. Esse fator pode custar oportunidades e chances de melhorias para o negócio, já que as contatos com os consumidores são fontes valiosas de informação. Elas podem ser usadas na empresa não só para aperfeiçoar as interações, mas também para desenvolver novos processos e até produtos ou serviços.

Atualmente, vivemos numa era em que a coleta e análise de dados é fundamental para o entendimento dos hábitos de consumo e para o mapeamento de tendências mercadológicas. As empresas que possuem instrumentos eficientes de coleta de informações são capazes de gerar novas oportunidades de negócios e de maximizar a qualidade do atendimento.

Os chatbots são importantes instrumentos de captação de informações, já que armazenam os dados das interações com o público a fim de que sirvam de base para otimizações futuras. Os conteúdos também ajudam na expansão das soluções oferecidas nos diálogos com novos clientes, além de melhorarem o próprio desempenho dos bots.

5. Baixa qualidade na experiência oferecida ao consumidor

Mesmo que sua empresa consiga dar conta de um grande volume de atendimentos, seja por ligações telefônicas ou por interações em chats no site da empresa, é importante verificar se a experiência oferecida nesses atendimentos tem qualidade.

Por exemplo, é preciso analisar o tom dos profissionais que interagem com os clientes e como eles lidam com pessoas mais exaltadas. Afinal, é comum que pessoas liguem nervosas ou que atendentes sobrecarregados se estressem com alguns consumidores. Nos dois casos, o resultado pode ser um atendimento ruim, diminuindo o nível de satisfação de ambos.

Por outro lado, os chatbots podem ser programados para oferecer um atendimento bem-humorado e mais apaziguador, por exemplo, de modo que consigam acalmar clientes exaltados. Tudo isso sem diminuir a tranquilidade e o bom nível de interação.

Já ficou bem claro como os chatbots são ótimos para a melhorar os processos dentro da sua empresa, não é mesmo? Os sinais apontados acima mostram como essa tecnologia é importante para quem deseja aproveitar oportunidades e evoluir no mercado. Além disso, ela pode ajudar a sua empresa a trabalhar de maneira mais eficiente, aumentar o número de canais de atendimento e gerar maior satisfação junto aos consumidores.

Quer conhecer mais sobre os chatbots? Veja aqui no blog tudo o que você precisa saber sobre os chatbots no Facebook Messenger!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação