geração de leads

Como os chatbots podem melhorar a geração de leads?

Os chatbots geralmente são entendidos como assistentes que automatizam o atendimento aos clientes. No entanto, muita gente ainda não conhece suas demais funcionalidades, em especial para a geração de leads.

A partir do momento que uma pessoa interage com o seu bot, você já é capaz de obter algumas informações sobre ela e, mais importante, contatá-la diretamente. Ela se torna mais que um lead; se torna um amigo!

Se você ainda não sabia como essa inovação pode ser importante para aumentar suas conversões, precisa acompanhar este texto até o fim: mostraremos 4 maneiras de usar os chatbots para melhorar a geração, qualificação e comunicação com os leads. Confira a seguir!

1. Oferta de conteúdos

Conteúdos de boa qualidade e úteis para um público-alvo são sempre boas iscas para atrair e converter leads, certo? 

Os chatbots entram nessa história para aproveitar as vantagens dos aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, Telegram e Skype, e enviar esses conteúdos à sua base de “amigos”, ou seja, de pessoas que interagiram com seu bot em algum momento. Dessa maneira, o público não precisa ter o trabalho de acessar seu site ou blog para conferir as últimas postagens, tornando a interação mais pessoal e direta.

Por exemplo, você pode criar um fluxo de envio de conteúdos para seus seguidores no chatbot para obter mais informações sobre eles assim que baixarem um e-book. Nesse fluxo, cada pessoa que acessar um certo número conteúdos enviados pelo bot receberá uma oferta gratuita para fazer o download do e-book.

2. Cadastro de visitantes

É a partir daí que a conversão começa, e pode ser feita de duas maneiras para os seguidores:

  1. Enviando-os a uma landing page com um formulário para preenchimento dos dados necessários para fazer o download do material (a princípio, nome e e-mail podem ser suficientes).
  2. Fazendo a coleta de dados por meio do bot dentro do próprio app de mensagem. Ele pode ser configurado para fazer certas perguntas ou solicitações antes de liberar um botão para download do e-book, como o pedido por nomes e e-mails dos seguidores.

O segundo caminho é mais ágil e fácil para o público, já que ele não precisa sair do app para concluir a ação.

3. Criação de fluxos segmentados de conversação

Um dos grandes benefícios dos chatbots é sua capacidade de evoluir a partir do histórico das interações feitas com o público. Seja por meio de menus pré-programados ou de conversas abertas com o suporte de inteligência artificial, o aprendizado dos bots é muito importante para personalizar o contato com os leads.

Exemplo: um e-commerce que vende celulares, video games e computadores pode, ao cadastrar novos leads, perguntar aos contatos os tipos de conteúdos e ofertas que gostariam de receber periodicamente. Um novo lead pode selecionar a opção celulares e, depois, as opções iPhone e Samsung Galaxy para receber materiais relacionados somente a esses dois modelos.

Isso ajuda a criar um filtro inicial para suas campanhas, tornando-as mais assertivas e mantendo os leads interessados em continuar o relacionamento com sua empresa.

4. Envio de mais conteúdos para nutrir seus leads

A partir do momento em que os visitantes se tornam leads, eles precisam ser nutridos até se tornarem mais maduros na jornada de compra e serem entregues à fase de vendas. Esse processo também é conhecido como qualificação de leads.

Basicamente, a ideia é enviar conteúdos mais e mais aprofundados sobre um tema de preferência do lead. O objetivo é desenvolver nele o interesse de compra, coletar mais dados pessoais e avançá-lo no funil de vendas.

O exemplo usado no tópico anterior — leads interessados em conteúdos sobre os aparelhos da Apple e da Samsung —, ajuda a ilustrar esse cenário: imagine que, a cada três conteúdos consumidos, o bot solicite mais uma informação adicional ao lead. Pode ser gênero, localização, faixa de preço ideal para a compra de um smartphone, entre outros dados que ajudem sua equipe de marketing a programar uma oferta que seja a cara do potencial cliente.

Os chatbots conseguem melhorar a geração de leads porque eles gerenciam conversas mais inteligentes entre as empresas e os clientes. Sem precisar sair do seu app de mensagem favorito, as pessoas podem consumir seus conteúdos preferidos, se converter em leads e qualificar sua posição no funil de vendas.

Você tinha ideia de como os chatbots seriam úteis para uma estratégia de geração de leads? Deixe aqui nos comentários sua opinião sobre esse recurso!

Leia mais:

Como foi construir um chatbot para vendas, geração de leads e engajamento

4 dicas para vender por mensagem

Reforce o seu funil de vendas e MKT com um chatbot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação