chatbots podem reduzir custos capa post

Fique por dentro: saiba como os chatbots podem reduzir custos na sua empresa

Além de serem uma alternativa acessível de comunicação — principalmente quando comparados aos diversos benefícios que trazem —, os chatbots podem reduzir custos de vários processos empresariais.

Uma pesquisa da BI revela que a inteligência artificial pode fazer com que o software tenha conversas cada vez mais amigáveis e atraentes com o usuário. Isso incentiva as empresas a investirem em tecnologias acessíveis para engajar mais consumidores.

Por isso, tão importante quanto compreender a necessidade de modernizar o atendimento é buscar soluções inovadoras, capazes de desenvolver o seu negócio sem a necessidade de fazer investimentos onerosos para isso.

Quer saber como os chatbots podem ajudar nessa tarefa e reduzir custos na sua empresa? Então acompanhe este post!

Chatbots podem reduzir custos de atendimento

Um sistema automatizado de atendimento tem potencial de minimizar significativamente o custo unitário de cada atendimento. Isso acontece porque o programa pode atender a centenas de usuários ao mesmo tempo — algo impossível de conseguir com operadores humanos.

Chatbots diminuem custos com infraestrutura

Para utilizar um chatbot, não é preciso acessar um aplicativo, instalar uma intranet ou obter uma ID de rede, por exemplo, pois o sistema de mensagens instantâneas sabe quem é o usuário e compartilha essa informação com o bot.

Assim, tendo tudo em um canal só, a empresa consegue economizar muito em recursos para infraestrutura de comunicação.

Chatbots podem eliminar gastos com internet

Os chatbots também podem funcionar sem internet, caso utilizem o SMS como um dos canais de saída. É comum as empresas selecionarem mais de um canal de mensagens para publicar o chatbot, agregando as vantagens da web com a acessibilidade do SMS.  Diante de uma pane na conexão, o funcionamento do atendimento automático ocorrerá perfeitamente neste canal adicional.

Chatbots podem otimizar cobranças

Dentro de uma central de atendimento, a cobrança de dívidas é um dos trabalhos mais recorrentes e difíceis de fazer. No entanto, os chatbots conseguem cumprir essa missão com agilidade e eficiência.

Além do processo ser facilitado operacionalmente, o cliente não fica constrangido e você economiza com notificações impressas.

Chatbots diminuem índices de retrabalho

Por ser um programa pré-definido, as chances de um chatbot errar diminuem bastante. Você pode sentir a necessidade de fazer algumas adaptações, como aumentar o acervo de respostas ou alterar alguma opção na configuração do sistema, por exemplo. Mas despesas com ações de retrabalho não serão mais recorrentes na sua rotina.

Chatbots podem reduzir gastos com outros aplicativos

Os chatbots rodam em sistemas multicanais. Ou seja, eles funcionam muito bem em diversas plataformas de comunicação, como o Facebook Messenger, Telegram, Skype e Twitter.

Essa integração facilita o manuseio do programa e evita a necessidade de investir em outros aplicativos, o que representa mais uma redução de gastos para a empresa.

Como você viu, o uso de chatbots possibilita economias significativas para o crescimento da sua empresa em vários aspectos. Dessa forma, além de gastar menos, é possível ganhar mais tempo e aumentar a produtividade.

Agora que você sabe que os chatbots podem reduzir custos, que tal adotá-los na sua estratégia de marketing para modernizar seu atendimento e ganhar vantagem competitiva? 

Somos a Take, especialista em desenvolvimento de chatbots engajantes e eficientes. Também agregamos diversas soluções de interatividade via mensagem na plataforma BLiP para ajudar desenvolvedores a construírem seus próprios projetos. Entre em contato com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação