reduzir custos com call center capa post

Como os chatbots ajudam a reduzir custos com call center?

Por ser um ponto de contato ainda muito utilizado pelos consumidores, um dos principais anseios do mercado atual é o de reduzir custos com call center. Isso porque esse canal deve ser preciso, eficiente e cordial, o que leva as empresas a dedicarem investimentos inteligentes na estrutura de atendimento.

 

Pensando nisso, muitas organizações estão buscando reduzir os custos com call center por meio dos chatbots — softwares de mensagens automáticas que podem otimizar a comunicação entre pessoas e marcas.

Entenda nos tópicos a seguir o que os chatbots podem fazer para ajudar nessa redução:

Economia com telefonia

Os gastos com serviços de telefonia são bastante onerosos para os call centers. Os chatbots podem diretamente reduzir esses custos, pois muitos consumidores deixam de ligar para as centrais de atendimento, já que a sua necessidade foi resolvida pelo software.

Produtividade da equipe

Os chatbots são extremamente eficientes em serviços simples para o consumidor, como o agendamento de consultas ou localização de lojas.

Assim, com o software resolvendo essas situações, a equipe poderá se dedicar aos atendimentos mais complexos ou até mesmo a questões mais estratégicas.

Motivação dos colaboradores

Chatbots e atendentes podem trabalhar juntos para melhorar a comunicação entre cliente e empresa.

Dessa forma, os colaboradores deixam de ficar sobrecarregados com tarefas operacionais no seu dia a dia, o que aumenta a satisfação no trabalho e diminui a rotatividade de funcionários.

Atendimento 24 horas

Dúvidas e problemas podem surgir fora do horário comercial, e o consumidor deseja ser atendido a qualquer hora. Porém, o custo com funcionários nesses horários é muito maior. Então, os chatbots podem ser a solução para um atendimento 24 horas com melhor custo-benefício.

Atendimento agilizado

Ao ser atendido por um chatbot, o consumidor não precisa ficar esperando horas na linha telefônica e tem suas demandas respondidas instantaneamente. Isso traz satisfação para o consumidor e agilidade para o canal de relacionamento, que pode atender mais clientes em menos tempo.

Menos erros no atendimento

Por ser um software programado com respostas predefinidas, as chances de erro do chatbot são bem pequenas. Ele são capazes de prover um atendimento consistente em todos os casos e com todos os clientes.

De maneira geral, os custos para corrigir esses poucos erros são menores porque, em alguns casos, chatbots demandam apenas alguns ajustes esporádicos de configuração.

Satisfação e retenção de clientes

A satisfação com os chatbots está aumentando à medida que eles se tornam mais inteligentes para atender as demandas com agilidade e eficiência. Além da redução de alguns custos, as empresas tendem a ter maior rentabilidade por meio da retenção de clientes, que se sentem bem atendidos e voltam a comprar com a marca.

Como você viu, são muitas as formas de reduzir custos com call center usando chatbots no atendimento ao cliente. Eles são parceiros da sua empresa e podem trabalhar em conjunto com a sua equipe para melhorar a experiência do consumidor.

E aí, o que você achou desse post? Se quiser saber mais sobre o mercado e as tendências da comunicação corporativa, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

 

Leia mais:

O que os processos de vendas podem ensinar sobre chatbots?

Como melhorar a gestão de pessoas com ferramentas digitais?

Saiba por que sua empresa está pronta para os chatbots

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação