como-a-comunicacao-corporativa-auxilia-no-posicionamento-de-marca.jpeg

Como a comunicação corporativa auxilia no posicionamento de marca?

O marketing digital faz parte da estratégia de qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, porém o principal desafio das organizações é se aproximar do consumidor na web. A melhor alternativa é criar mecanismos de comunicação corporativa que vendam, engajem e inspirem o público-alvo.

Em tempos de Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e outras redes sociais, um bom planejamento de comunicação faz a marca se destacar diante da concorrência, cria relacionamento e torna-se útil para os usuários.

Mas como fazer parte da conversa? Como melhorar o posicionamento no ambiente online? Confira as nossas dicas!

1. Entenda onde o seu cliente está

O primeiro passo para criar uma comunicação corporativa eficiente é compreender em qual ou em quais canais o seu cliente está. Se os consumidores em potencial estão somente no Facebook, as estratégias adotadas devem ser pensadas para esta mídia. Criar conteúdo para redes sociais que não atendam aos objetivos da empresa é totalmente desnecessário. Não comunique tudo para todos.

2. Crie um planejamento estratégico de comunicação corporativa

Para que a comunicação online seja eficaz e atinja os objetivos esperados, é essencial criar um planejamento estratégico. A organização precisa estabelecer qual será o posicionamento da marca diante das personas, que valores ela deseja passar, quais mídias serão adotadas, como será a produção de editorial para cada rede social, qual será o investimento em marketing e quais métricas serão analisadas.

3. Faça parte da conversa

Agora que você já conhece e compreende quem são as suas buyer personas, é hora de começar a interagir e criar relacionamento com elas. Compreenda as suas necessidades e entregue um conteúdo relevante e valioso e, principalmente, no momento em que eles mais precisam.

Isto faz com que a sua empresa de destaque em um cenário totalmente competitivo, no qual milhões de informações são exibidas a todo momento.

4. Desenvolva um canal de comunicação ágil

Um atendimento rápido e eficaz é imprescindível no ambiente online. Os clientes buscam soluções imediatas para os seus problemas e deixá-los sem resposta ou demorar para responder é um erro grave.

Crie canais de comunicação inteligente, engaje os seus funcionários e os envolva para que todos compreendam os objetivos de marketing da organização. Esta é uma maneira extremamente eficiente para conseguir se sair bem em uma crise, por exemplo.

5. Analise os concorrentes

A sua empresa precisa compreender como é a situação do mercado em que se encontra, por isso, deve analisar os concorrentes. Entenda o que eles estão fazendo e crie estratégias para se destacar no negócio.

Uma boa alternativa é desenvolver conteúdos interativos e multimídia para o seu público, ou seja, divulgue textos, imagens, vídeos e áudios. Lembrando que todas as ações devem ser pensadas para os consumidores de cada mídia e precisam estar relacionadas aos objetivos estratégicos da marca.

6. Invista em comunicação inteligente

Quando falamos em comunicação inteligente estamos tratando de recursos inovadores que surpreendem e melhoram a experiência do cliente. Um bom exemplo são os chatbots, que funcionam dentro de aplicações de mensagens. Mas como assim?

Pense na seguinte situação: você está fazendo uma compra de grande valor pela internet, mas quando vai concluir a ação, percebe que não possui limite no cartão de crédito. Então, você entra em contato com o seu banco, por meio do chatbot, e o seu gerente aumenta o seu limite em poucos minutos. Assim, você consegue fazer a compra e fica feliz com um atendimento de qualidade e ágil, não é mesmo?

Este tipo de ferramenta que garante uma interação amigável com o cliente, além de proporcionar uma melhora significativa no SAC e uma aproximação real do consumidor. E, claro, há uma redução significativa nos custos, pois os problemas são resolvidos de maneira rápida e eficiente. E o melhor de tudo: garante uma boa reputação e reconhecimento da marca.

Agora que você já compreendeu que aplicar os fundamentos da comunicação corporativa é essencial para o seu negócio, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais? Divulgue e promova um debate sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação