como-gerar-engajamento-de-clientes-por-meio-da-comunicacao-digital.jpeg

Como gerar engajamento de clientes por meio da comunicação digital?

Gerar o engajamento de clientes vai muito além de uma postagem ou comentário sobre uma marca em uma rede social; é preciso fazer com que haja envolvimento. Combinar técnicas de comunicação e saber se elas proporcionam os resultados esperados é o primeiro passo, mas, além disso, os sentimentos dos clientes também precisam ser trabalhados.

Mensurar o envolvimento avaliando o número de visitas, entender o que o consumidor sente, as interações que realiza e a influência que exerce sobre outras pessoas ajudarão a medir a emoção.

Existem ações que podem ser realizadas no ambiente digital, proporcionando uma melhor experiência ao mesmo tempo que garantem uma melhor conversão. No post de hoje, conheça algumas delas.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para aproximar o cliente do negócio, sendo necessário estar presente nelas. Analise onde o público se encontra e crie uma interação, postando conteúdo relevante, induzindo discussões e respondendo aos questionamentos.

Muitos dos consumidores entenderão que esse é um espaço para obter informações, mas também para conseguir atendimento, à vezes fazendo com que elas funcionem como uma espécie de SAC.

Envolva os funcionários para envolver o cliente

Se os próprios funcionários não estiverem engajados, será mais difícil conseguir isso dos clientes. É preciso criar ações que motivem os colaboradores, fazendo com que eles se sintam parte do negócio e vistam a camisa da empresa.

Quanto mais envolvimento houver, mais a mensagem de que a empresa gera satisfação será transmitida. Para deixar isso evidente, colocar depoimentos dos funcionários em sites e blogs transmite uma imagem positiva e aproxima o público interno e externo.

Tenha um conteúdo relevante para atrair e gerar engajamento de clientes

Na era da informação, é preciso chamar a atenção com um conteúdo que seja útil e que possa esclarecer uma questão. Entender o que o cliente precisa e disponibilizar soluções para ele fará com que crie um sentimento de acolhimento e amparo.

Quanto mais soluções para o problema dele disponibilizar, mais ele entenderá que pode contar com a empresa e que pode encontrar tudo o que precisa.

Trabalhe com multicanais de atendimento e faça o consumidor chegar à sua empresa

Os canais de atendimento têm maior procura quando surge um problema ou dúvida, e precisam estar disponíveis para criar um sentimento de proximidade. Ofertar mais de um meio de contato como e-mail, chat, telefone ou rede social, aproxima o cliente e faz com que ele se sinta mais confortável, podendo usar o que tem mais intimidade.

O atendimento precisa contar com recursos tecnológicos para ser mais ágil, e o uso de chatbots é uma ótima solução. Combinado a isso, é preciso trabalhar com indicadores que ajudem a mensurar se o resultado desejado está sendo atingido.

Incentive o consumidor a agir

Não deixe que o cliente leia um post ou publicação e fique por isso mesmo. Incentive-o a fazer um comentário, compartilhar ou curtir o conteúdo, dentre outras estratégias. Sem que haja um estímulo adequado, o conteúdo acaba virando apenas mais um guia, sem gerar engajamento.

Conseguir o engajamento de cliente requer que diversas ações sejam realizadas simultaneamente, e que essas trabalhem o marketing e os sentimentos. A combinação desses fatores proporciona consumidores mais ativos e melhores conversões de vendas.

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e aprenda sobre engajamento de clientes e outros assuntos relevantes para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação