como-melhorar-seu-relacionamento-atrair-e-fidelizar-clientes.jpeg

Como melhorar seu relacionamento, atrair e fidelizar clientes?

Para atrair e fidelizar um cliente, certamente, você faz de tudo para entender com clareza quais são as necessidades dele e tenta aplicar as melhores soluções para satisfazê-lo, não é mesmo?

Mas por que , no final das contas, ele às vezes não está satisfeito? O modo como você se comunica com seus clientes pode ser a chave para abrir portas para melhorar o relacionamento com essas pessoas que, por sua vez, têm diversas demandas e prioridades.

No post de hoje, aprenda a melhorar o seu relacionamento com seus clientes!

Conheça o seu público-alvo

Não basta apenas ouvi-los, é preciso saber ouvi-los. Por isso, agora vamos apontar alguns elementos fundamentais da comunicação para você passar a atrair e fidelizar clientes a partir de uma escuta eficaz e empática.

Para a comunicação completar seu ciclo de vida, é preciso que haja cinco elementos: um emissor, um receptor, a linguagem, a mensagem a ser passada e o canal por onde passará.

Cada elemento desses é imprescindível para que o processo, ao final, seja bem-sucedido; ou seja, o receptor precisa entender a mensagem que o emissor transmitiu por meio de determinada linguagem e canal. Você está fazendo isso? Não sabe? Vamos simplificar:

Saiba interagir com seus clientes

Hoje em dia, há diversos canais de interação por onde você pode se comunicar com seu público. Tem e-mail, Facebook, Instagram, central de relacionamento, etc. Então, dentre tantas opções, é fundamental identificar qual canal é ideal para que seu cliente receba a mensagem que deseja transmitir. Mas como descobrir por onde devo interagir? Pesquise!

Pergunte, observe, escute e anote. Esse é um dos pontos sobre o qual você não deve deixar de conversar com seu cliente: qual ferramenta ele costuma acessar? Em qual aplicativo ele gosta de interagir? Invista em pesquisas quantitativas para verificar quais canais são potenciais transmissores das suas mensagens.

Esteja disponível para atender o cliente

Por onde falar você já sabe, agora como utilizar esse canal a fim de melhorar o relacionamento, atrair e fidelizar clientes é a questão. O cliente deseja ter acesso rápido à solução das suas demandas e, em contrapartida, você também deseja solucioná-las no menor tempo possível.

Então, utilizar ferramentas de mensagens automatizadas, como um chatbot, por exemplo, representa um forte aliado para aqueles que desejam um relacionamento duradouro e eficaz com o cliente.

Nessa fase, pode-se coletar e armazenar informações básicas de cada cliente, como endereço, telefone, local e perfil de consumo. Neste momento, pode-se esclarecer possíveis dúvidas antes da compra do serviço, como prazo para envio e troca, ou até antever demandas e apresentar soluções antes mesmo que o cliente as peça.

O processo para fidelizar clientes é uma tarefa diária que exige uma postura empática: como gostaria de ser tratado se fosse eu o cliente? Estar atento aos cinco elementos básicos na comunicação com o seu público pode ser o primeiro passo para atender a uma necessidade básica do cliente: ser ouvido.

E você, quer ser escutado? Siga as nossas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) e deixe sua opinião sobre esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação