Blog-Img_Take_02

Como os chatbots melhoram a experiência no relacionamento com a marca?

Os chatbots, capazes de manter conversas automatizadas com usuários, estão em voga no mundo corporativo. Grandes empresas de diversos segmentos aderiram a essa tecnologia por acreditarem que os chatbots melhoram a experiência do usuário no site e otimizam a experiência deles com a marca.

É verdade que os chatbots apresentam muitas vantagens em relação ao atendimento comum, e o sucesso deles não aconteceu por acaso. Por isso, vamos mostrar alguns dos benefícios que proporcionam e como eles melhoram a experiência do usuário. Confira!

Diminuição do tempo de resposta

Em primeiro lugar, o contato com o cliente por meio de chatbots elimina o tempo de espera por um atendente humano. Não existe nada mais irritante em um sistema de atendimento do que passar vários minutos esperando até que alguma pessoa esteja disponível.

Com o uso dos chatbots, o serviço fica constantemente disponível e as respostas são geradas imediatamente. Ninguém tem tempo a perder, e os bots podem ser grandes aliados de quem deseja resolver suas questões em poucos segundos ou minutos.

Geração de soluções personalizadas

Conforme um cliente interage com o sistema de atendimento, ele pode usar esse histórico (ou até mesmo inteligência artificial) para aprimorar a experiência do usuário.

Isso significa que, com base em interações anteriores, histórico de compras, perguntas respondidas e outras informações, o chatbot é capaz de apresentar e recomendar produtos e serviços extremamente personalizados.

Essa personalização é uma das formas com que os chatbots melhoram a experiência do usuário, mostrando a ele que a empresa conhece e respeita as suas preferências. Ao mesmo tempo, a oferta de itens que têm a ver com o gosto do cliente facilita a conversão de uma simples conversa em uma venda.

Troca de informações de maneira dinâmica

Os chatbots podem ser utilizados para tornar o processo de troca de informações mais interativo, conversacional e menos mecânico. Eles podem ser integrados a aplicativos de mensagens e, assim, o cliente não precisa entrar no site ou app da empresa nem ficar vasculhando o e-mail para ter acesso a nenhuma informação — basta que ele se comunique com o bot.  

Imagine comprar uma passagem de avião e receber no Facebook Messenger todo o itinerário, confirmação de check-in, cartão de embarque e informações em tempo real sobre o status do voo… A companhia aérea KLM criou um bot que faz exatamente isso e ainda pode se comunicar com o cliente para solucionar questões relacionadas às reservas.

Utilizando o chatbot dessa maneira, o cliente se sente como se tivesse um assistente pessoal disponível para auxiliá-lo a qualquer momento.

Mais liberdade e mobilidade para o usuário

Esse talvez seja o principal propósito de desenvolver e utilizar um chatbot para atendimento. Com ele, o usuário tem total liberdade para decidir qual canal prefere utilizar, quando deseja utilizar os serviços, qual é a melhor forma de entrar em contato com a empresa, e assim por diante.

Os chatbots podem ser utilizados pelos clientes para fazer pedidos online, solicitar sugestão de produtos, tirar dúvidas, compartilhar conteúdo, fazer reclamações e muitas outras funcionalidades. O importante é que eles garantem que o usuário faça isso como e quando quiser, trazendo a mobilidade e a liberdade de escolha que ele demanda.

A complexidade do sistema e a quantidade de funções delegadas aos chatbots são escolhas a serem feitas por cada empresa que decidir utilizar essa tecnologia. De qualquer maneira, os chatbots melhoram a experiência do usuário e garantem mais interação e engajamento com a marca.

E você, tem alguma experiência com os chatbots? Escreva um comentário e conte para a gente!

 

Leia mais:

Como a comunicação corporativa auxilia no posicionamento de marca?

Entenda como a transformação digital influencia no branding

A importância da comunicação criativa para a empresa

 

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação