como_trabalhar_equipes_multi_disciplinares_chatbots

Como trabalhar em equipes multidisciplinares?

No mundo de desenvolvimento de projetos, existem várias metodologias diferentes. Na Take, já experimentamos vários tipos: cascata, scrum, kanban, e outras; cada uma com suas características específicas…

Mas hoje, com o novo design organizacional que adotamos e o foco no desenvolvimento de soluções de chatbots, criamos um modelo próprio de desenvolvimento, semelhante ao Scrum. Foi quando surgiu a necessidade de times multidisciplinares, com profissionais de áreas específicas: cada um aplica o seu conhecimento, aprendendo um pouco de outras áreas.

Nesse contexto, o time da Take é composto por pessoas das áreas de produtos (Product Manager, Product Owner, UX/UI), desenvolvimento (Agile Coach, QA, Dev, Tech lead) e também pessoas de vendas, marketing e negócios nos ajudando a seguir a direção do que o mercado está procurando.

Durante o dia a dia do trabalho, utilizamos algumas rotinas de metodologias ágeis – reuniões diárias, reuniões de retrospectiva e planejamento – para manter todos alinhados. Mas não ficamos presos somente a processos fechados; sempre que necessário, mudamos algumas de nossas rotinas. Por exemplo, estendemos as nossas reuniões diárias para que os PMs/POs passem informações relevantes das ofertas que estão sendo negociadas nas reuniões com os clientes, para todos terem a noção do que pode vir.

 

como_trabalhar_equipes_multidisciplinares_chatbots_texto
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Cada um contribui com seus conhecimentos. Ensinamos e aprendemos todo dia!

 Trabalhar nesse time multidisciplinar é uma grande experiência! Ficamos na mesma sala, o que facilita a comunicação e a cooperação entre todos. Os membros do time ficam cientes de tudo que está sendo desenvolvido e dos produtos e projetos que estão por vir. Temos um feedback mais rápido das dúvidas, sugestões de melhorias, ou algum tipo de dificuldade técnica que são encontradas durante a execução das atividades. Com isso, tentamos resolvê-las imediatamente, evitando o desenvolvimento de algo que não esteja na expectativa do cliente ou algum tipo de retrabalho. Fica também mais fácil fazer modificações no produto durante o seu desenvolvimento, pois todos estão cientes e sabem o valor que ela vai agregar.

Outro benefício desse tipo de equipe é que todos têm a sensação de serem “donos” do projeto, por terem a liberdade e oportunidade de contribuir com sugestões para a concepção do melhor produto. Com isso, podemos trabalhar com a geração de pilotos, testando e aprimorando a nossa solução e ideia até atingir nosso propósito: a versão que melhor atenda o usuário final.

Todos estamos em busca do mesmo objetivo. Portanto, nada melhor do que trabalharmos juntos em um time multidisciplinar! Está sendo muito positivo para a Take – quem sabe para a sua equipe também dê certo?

Compartilhe com a gente as suas experiências!

 


 

André Dutra

Analista de Quality Assurance

LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação