comunicacao-interativa-aprenda-a-se-relacionar-com-o-publico.jpeg

Comunicação interativa: aprenda a se relacionar com o público

Existem vários canais para transmitir informações ao público-alvo de uma empresa, mas talvez a comunicação interativa seja a mais inovadora e eficiente nos últimos tempos.

Não porque ela necessite de tecnologias de ponta para ser possível, mas por ter o feedback em tempo real de cada cliente enquanto ela acontece.

Entenda, neste post, a diferença entre a comunicação tradicional e a interativa e qual delas pode ajudar melhor a sua empresa na transmissão de informação e para se relacionar com o público.

Comunicação interativa x Comunicação tradicional

A comunicação interativa não substituirá a comunicação tradicional; ela na verdade pode ser entendida como uma ferramenta totalmente distinta dos meios tradicionais de comunicação.

Entre eles podemos citar jornais impressos, revistas, canais de televisão e sites de conteúdo que usam uma via única de transmissão de informação, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, no caso o público, que apenas a recebe.

No caso da comunicação interativa, o receptor não somente recebe a mensagem, mas também interage. Alguns exemplos são os chatbots utilizados em aplicativos de mensagem para atender os clientes, atendimento por telefone e programas e estabelecimentos que usam a gamificação para que seu público interaja com a marca.

Benefícios da comunicação interativa

Enquanto a comunicação tradicional tem um alto impacto de propagação e certa facilidade de acompanhamento de seus efeitos, a comunicação interativa traz também importantes contribuições como:

Personalização da informação

A comunicação interativa permite que a mensagem seja personalizada para cada consumidor. Um portal de notícias pode, por exemplo, permitir que o cliente assinante personalize a página inicial de notícias e use esta informação também para personalizar as publicidades que serão apresentadas.

Feedback em tempo real do cliente

Assim como em uma conversa por telefone, um chatbot pode enviar uma oferta personalizada para um cliente, responder dúvidas e até concluir a venda em uma mesma interação. Neste caso, além da realização da venda, a interação também ofereceu dados sobre a aceitação do veículo de venda e a assertividade no tipo de oferta.

É envolvente e fideliza o público

Como a comunicação interativa precisa da reação do cliente, recorrentemente os meios utilizados conquistam o público por sua acessibilidade e inovação, como as redes sociais e aplicativos da empresa.

Isto torna a comunicação mais envolvente, fidelizando mais clientes na medida em que usa interfaces amigáveis e também comunica de forma mais intensa com aqueles que identificam que a empresa poderá atender suas necessidades.

Melhores aplicações para a comunicação interativa

A comunicação interativa pode ter diversas aplicações, mas é com o público mais específico que ela mostrará mais resultados. Enquanto a comunicação tradicional pode informar a um grande público a existência de um novo produto, a comunicação interativa pode conduzir clientes que estejam na dúvida sobre os benefícios que poderá usufruir na compra dele.

A comunicação interativa também poderá engajar clientes e torná-los fiéis usando jogos e programas onde quanto mais o cliente interagir com a marca, mais benefícios ganhará.

Ferramentas para estabelecer comunicações interativas

As ferramentas para a comunicação interativa também terão alto grau de inovação, até mesmo nos call centers. Algumas delas são:

Softwares de CRM

Para um call center, o software de Customer Relationship Management é fundamental para a comunicação interativa, pois é a partir dos relatórios de perfil de consumo que as ligações e ofertas podem ser feitas de forma mais personalizadas.

Chatbots

Os chatbots não representam apenas mais um canal de comunicação com o cliente, mas uma ferramenta capaz de usar a inteligência virtual e códigos para atender as demandas de forma próxima a humanizada e ainda oferecer comandos de ações que canais menos tecnológicos não poderiam proporcionar.

Redes sociais

Não menos importante, as redes sociais como palco para o chamado SAC 2.0 também são ferramentas essenciais para este tipo de comunicação, pois são o ambiente em que os clientes estão cada vez mais dispostos a interagir.

Saber como e quando usar a comunicação interativa com os clientes demonstra o caráter estratégico e inovador da empresa, que não deixa de usar outros meios de interação com o público, mas acompanham as tendências e a necessidades dos clientes.

Para entender um pouco mais deste tópico, leia nosso artigo sobre o auxílio da comunicação corporativa para o posicionamento da empresa no mercado!

Leia mais:

5 estratégias de comunicação criativas para usar com os clientes

A importância da comunicação de mão dupla para as empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação