chatbots

Entenda por que sua empresa está preparada para usar chatbots

Pode até parecer coisa do futuro, mas os chatbots para empresas já são uma realidade e estão mudando a forma que um produto ou serviço se relaciona com seu público. Com os chatbots, seu negócio pode vender mais e ter um suporte muito melhor com um custo reduzido.

Mas será que a sua empresa está preparada para utilizar chatbots? Provavelmente sim! Adotar essa tecnologia não é difícil e fica mais barato do que soluções convencionais.

Neste artigo, vamos falar sobre os sinais que mostram que sua empresa está pronta para começar a usar chatbots.

Sua empresa precisa vender mais

Mesmo que seja apenas para prestar atendimento ao cliente de forma escrita em canais digitais, contratar uma equipe de vendas pode sair caro. E, apesar de ser um investimento necessário para aumentar as conversões, o retorno sobre ele talvez não o justifique.

Em contrapartida, um chatbot pode ser uma solução mais rápida e eficiente. Imagine a seguinte situação: a sua empresa vende chocolates, e um cliente potencial envia uma mensagem, via Facebook, perguntando o preço de algum produto. Uma boa equipe de vendas responderia em minutos com o valor do chocolate, durante o horário comercial. Um vendedor mais proativo mandaria o link da página de compra para o cliente.

Já um chatbot responderia imediatamente com o valor do produto e poderia perguntar se o cliente deseja fechar a compra. Depois, ofereceria opções de pagamento e pediria o endereço para entrega. Tudo ali, pelo próprio chat. Como o cliente não precisaria nem mudar de ambiente para fazer a compra, a conversão certamente seria maior, e o tempo de espera do cliente para as respostas seria praticamente nulo.

Seus produtos precisam de suporte eficiente

Em qualquer negócio, a qualidade do suporte é fundamental no pós-vendas. Mesmo que defeitos e insatisfações com o produto sejam raros, quando eles acontecem, é necessário prestar o melhor atendimento possível, para, por exemplo, evitar que o cliente se torne detrator da marca e cause danos maiores.

Mas não é o que acontece sempre. Como não estão diretamente ligadas à geração de valor como as vendas, as equipes de pós-vendas muitas vezes ficam sobrecarregadas e precisam atender a uma demanda bem alta, o que acaba impactando a qualidade do suporte.

Um chatbot pode potencializar o trabalho da equipe. Em uma empresa que ofereça, por exemplo, um software de gerenciamento financeiro, muitos clientes podem entrar em contato com o suporte para resolver dúvidas básicas ou problemas simples de solucionar.

Um chatbot presta esse atendimento em primeiro grau e resolve boa parte das demandas, antes delas chegarem para o time humano de suporte. Logo, apenas os problemas maiores que realmente precisam de atenção especial chegarão para a equipe de suporte, maximizando seu potencial de pós-atendimento.

Chatbots para empresas são uma tendência – para todos

Com um custo-benefício excelente e um potencial para solucionar gargalos comuns em processos de trabalho com simplicidade, os chatbots para empresas já são uma tendência. Isso significa que não é só o seu negócio que está preparado para recebê-los: os seus concorrentes também. E as vantagens competitivas para quem adota uma tecnologia simples, confiável e barata, são muitas.

Ou seja, se sua empresa está pronta ou não para receber os chatbots não é mais uma questão. A pergunta é como fazer para adotá-los em seu negócio. Para solucionar essa e outras dúvidas, entre em contato conosco agora mesmo!

 

Leia mais:

4 pesquisas sobre chatbots que mostram a força da tendência

Como os chatbots melhoram a experiência no relacionamento com a marca?

Como os chatbots podem melhorar a geração de leads?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação