entenda-como-a-transformacao-digital-influencia-no-branding.jpeg

Entenda como a transformação digital influencia no branding

Marketing é uma área profissional em que é preciso estar em constante atualização. A cada ano, surge uma nova tendência. A cada mês, um novo termo. A cada dia, uma nova ferramenta.

No cenário digital, a velocidade da informação acelerou ainda mais essas mudanças. O consumidor já não é mais o mesmo de uma década atrás, os canais já mudaram e a maneira de fazer marketing se modificou totalmente. E todo dia continua mudando!

As marcas tiveram que se adaptar a essas mudanças e continuam correndo atrás para acompanhá-las. Neste post, vamos analisar como a transformação digital influencia na forma de fazer branding e como ela deve ser usada para gerar valor para o seu negócio. Acompanhe!

 

Como a transformação digital influencia no branding

O surgimento da Web 2.0 e da cultura colaborativa na internet deu voz aos consumidores. Quem antes apenas assistia passivamente aos comerciais de TV no intervalo da novela, hoje pode emitir sua opinião sobre qualquer marca nas redes sociais e influenciar milhares de pessoas.

A principal revolução que a internet trouxe para as relações de consumo foi transformar consumidores passivos em produtores de conteúdo. Assim, qualquer pessoa se torna um influenciador na sua rede e contribui para construir a reputação das marcas.

Hoje, branding não se trata mais apenas de como a empresa se posiciona na mente do consumidor — afinal, o ambiente não está mais sob seu total controle. Se os consumidores têm voz, são eles que constroem as marcas. Então, branding está relacionado hoje a gerar valor para o seu público, a interagir com ele e oferecer experiências positivas.

 

Como as marcas podem gerar valor com uma estratégia digital

Os consumidores querem ser ouvidos! Eles querem interagir com as marcas — no canal em que eles estiverem —, querem conversar de igual para igual, querem que as empresas atendam seus interesses e necessidades, querem que elas sejam transparentes e responsáveis.

Hoje, é o consumidor que está no foco do branding, não a marca, não o produto. Então, para gerar valor para o negócio no cenário digital, as marcas precisam ser relevantes para o seu público.

Assim, conquistarão sua confiança para serem lembradas em uma futura decisão de compra. E é essa relação (quase afetiva) que garante o sucesso do marketing, pois hoje as empresas precisam engajar as pessoas, e não empurrar seus produtos.

 

Como desenvolver estratégias de branding na era digital

Como, então, ser relevante para os consumidores na era digital? Vejamos agora estratégias que a sua marca pode desenvolver para gerar valor nesse novo cenário.

Omnichannel

O consumidor é multicanal — para comprar, pesquisar, opinar e conversar, ele usa Facebook, Twitter, blogs, site, celular, desktop, loja física, loja online etc. Então, sua empresa deve ser multicanal também. Esteja presente onde ele estiver com a identidade da sua marca.

Personalização

Personalizar as ações de marketing demonstra que você valoriza cada pessoa. Para criar conteúdos segmentados e personalizados, é preciso conhecer o consumidor e extrair informações sobre seus gostos, interesses e necessidades.

Relacionamento

As pessoas querem interagir com as empresas, seja nas redes sociais, seja por e-mail, seja no blog. Então, esqueça a hierarquia que existia entre marca e consumidor e fale com o público de igual para igual. Nutra o relacionamento com interações positivas e conteúdos relevantes.

Para facilitar esse relacionamento, você pode utilizar um chatbot, que é um software que, por meio de um robô, conduz trocas de mensagens com o seu público. Essa ferramenta permite um atendimento personalizado, adotando um discurso alinhado à identidade do seu negócio e promovendo uma comunicação próxima ao cliente. 

Conteúdo

Conteúdo de qualidade é a chave para engajar os consumidores com a sua marca e mostrar como você pode ser relevante para eles. Além disso, conteúdo também ajuda a construir sua autoridade na web e se destacar da concorrência.

Usabilidade

Ser relevante também significa oferecer uma boa experiência no seu site. Portanto, usabilidade é essencial para o usuário concluir a ação que deseja no seu site (compra, download, leitura etc.), sem dificuldade, sem perder tempo e com segurança.

A transformação digital traz novos desafios para o marketing diariamente. Mas a boa notícia é que, ao mesmo tempo em que a web dá voz aos consumidores, ela também permite que as marcas inovem em suas estratégias para fortalecer seu branding e se destacar no mercado.

Se você gostou deste post, aproveite para ler sobre como a transformação digital afeta também o atendimento ao cliente.

 

Leia mais:

Transformação Digital: o que muda no atendimento ao cliente? 

Aprendendo um pouco mais sobre as tendências da comunicação digital

5 coisas que você precisa saber sobre chatbots

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação