entenda-os-beneficios-de-estar-inserido-no-comercio-conversacional.jpeg

Entenda os benefícios de estar inserido no comércio conversacional

Uma ótima experiência para o cliente: esse simples objetivo tem efeitos astronômicos nos resultados de uma empresa por não somente fidelizá-los como atrair mais pessoas e gerar mais negócios. E se a empresa tem um produto inovador, precisa comunicar com seu cliente de forma surpreendente para completar a experiência dele – o que é exatamente o que o comércio conversacional propõe.

Mas como inovar em um sistema tão simples e fundamental nas relações comerciais? Como transformar a comunicação com o cliente em algo realmente surpreendente? Oferecendo canais compatíveis com seus estilos de vida.

Acompanhe, neste post, os benefícios que as estratégias de comércio conversacional oferecem para o mercado.

Trazem a versatilidade do comércio conversacional

Ao adotar canais como os chatbots, a empresa não precisa limitar seu serviço ao suporte de uso dos seus produtos; ela pode também efetuar todo o processo de venda, desde a apresentação de opções de compras, seleção até o processamento do pagamento.

Também permite tirar dúvidas dos clientes, enviar comunicados, lembretes de recall de algum produto ou agendamento de consultas médicas, por exemplo.

Possuem formatos de conversação já consolidados

Os aplicativos de mensagens são mais utilizados que as próprias redes sociais. Isto significa dizer que qualquer cliente da empresa já terá o conhecimento prévio para utilizar os chatbots e, em vez de apresentar resistência a algo novo, adotarão este meio de comunicação como prioritário em suas relações com a empresa.

São perfeitos para comunicar com o cliente móvel

O comércio conversacional também oferece a conveniência de atender o cliente onde e quando ele precisar, seja para uma pesquisa prévia dos produtos de uma loja ou até mesmo durante seu processo de compra.

Os bancos criaram um processo de priorização dos serviços online, pois já entenderam que a espera em filas não agrada seus clientes e ainda são mais onerosas para a estrutura como um todo.

Por isso, além dos serviços dos sites, também oferecem serviços de mensagens para autenticação de transações, notificação de utilização do cartão de crédito e lembretes de vencimentos de parcelas, por exemplo.

Facilitam a conversão da venda

Os Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) são obrigatórios para algumas empresas e possuem até legislação específica, mas qualquer interação com o cliente pode representar possibilidade de conversão de venda na medida em que servem para esclarecer dúvidas que podem ser fundamentais para a decisão de compra.

Mas enquanto um SAC deve direcionar o cliente para a loja, e-commerce ou outro setor do callcenter por questões que envolvem o custo e a essência da operação (SAC devem ter chamadas gratuitas 0800), os chatbots podem tirar dúvidas e concluir a venda em uma só interação.

Diminuem os custos da área de atendimento

De forma prática, os chatbots podem diminuir consideravelmente os custos da área de atendimento ao cliente, pois boa parte das dúvidas dos clientes podem ser solucionadas por mensagens automatizadas e aquelas que demandam a atuação humana podem ser resolvidas em atendimentos simultâneos.

Ou seja, um atendente pode atender mais de um cliente nos chatbots enquanto, no callcenter, ele deve atender uma ligação por vez.

Utilizam tecnologia para personalizar o atendimento

Quando o cliente aciona um aplicativo e busca informações através de um chatbot, todas suas interações são transformadas em dados que, quando analisados, viram informações estratégicas para a venda.

Se ele demonstra dúvida quanto ao uso do produto para menores de idade, por exemplo, o sistema pode apresentar opções que sejam compatíveis com a necessidade do cliente. Isso facilita a busca do cliente e também permite que a venda seja concluída com mais assertividade.

Estar inserido no comércio conversacional não significa somente acompanhar uma tendência de mercado, mas administrar os custos de atendimento de forma inteligente, atender às necessidades dos clientes e tornar a experiência de compra algo memorável e digno de fidelização.

Quer manter-se atualizado das melhores estratégias e ferramentas para atender seus clientes? Assine agora nossa newsletter e fique por dentro das tendências do mercado sobre apps, chatbots e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação