saiba-fidelizar-clientes-na-era-do-big data

Saiba fidelizar clientes na era do Big Data

O aumento do volume de informações disponibilizadas pelas pessoas em diversos canais transformou o Big Data em uma fonte riquíssima de novas estratégias e insights para as empresas.

Esses dados podem ser utilizados para conhecer melhor o comportamento do consumidor e, consequentemente, fidelizar clientes. Nesse artigo, você vai conferir como aplicar essa estratégia em seu negócio.

Como utilizar o Big Data

Conhecer o público-alvo é requisito básico para qualquer empresa vender um produto ou serviço, mas o Big Data vai além disso.

A análise das informações geradas em bancos de dados e servidores de empresas, como posição geográfica, registros financeiros e conversas no SAC, traz um conhecimento mais aprofundado dos hábitos dos consumidores.

Os 5 Vs do Big Data

O conceito de Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo. Confira abaixo o significado de cada um deles e como eles são aplicados nessa estratégia:

Volume

O volume é o ponto de partida para entender o Big Data. A enorme quantidade de dados gerados diariamente permite a análise das mais diversas informações, desde cliques em sites, histórico de compra, avaliação de atendimento, entre outros.

Esse fator também é determinante na questão do armazenamento de dados, que com a expansão dos servidores e a possibilidade de disponibilizar informações na nuvem vem se desenvolvendo cada vez mais.

Velocidade

Os dados são gerados com muita velocidade. Portanto, a análise desse grande volume de informações deve ser realizada com a mesma rapidez, para que esses dados sejam trabalhados, atualizados e expandidos com eficácia.

Variedade

Os dados podem aparecer de várias formas, em imagens, vídeos, áudios, documentos, planilhas, entre outros. É necessário compreender essa variedade e identificar como devem ser analisados e armazenados.

Variabilidade

Não é possível saber a quantidade exata de dados que serão gerados em determinado período. O volume pode depender de diversos fatores, como a ação dos clientes, datas sazonais ou relativas a algum evento específico, etc. Porém, é preciso ficar atento a essa variação no momento da análise.

Vínculo

É importante conectar os dados coletados para que o cruzamento de informações traga insights relevantes. Não é vantagem ter um grande volume de conteúdo se não for possível fazer ligações e extrair avaliações significativas.

As vantagens do Big Data para fidelizar clientes

Para que você tenha um bom volume de informações relevantes, é importante utilizar um sistema que permita o registro de todos os contatos e conversas com o cliente. Esta é uma das grandes vantagens dos chatbots, que ainda podem integrar as informações da conversa (preferências e histórico de compra, linguagem utilizada, métodos de pesquisa, entre outros) aos softwares de gestão e CRM da empresa. 

Diversificar os canais de atendimento também é uma forma de obter mais informações. Todos esses dados unificados e analisados podem oferecer bons insights para a melhoria do produto/serviço ou do próprio processo de atendimento, fortalecendo o relacionamento com o cliente.

Quando falamos em fidelizar clientes, existe uma variedade de dados que podem ser analisados no Big Data, desde os principais motivos de reclamação, a frequência de compra e o conteúdo das conversas. Ao conseguir colocar essa estratégia em prática, sua empresa pode segmentar clientes e criar campanhas mais personalizadas, desenvolvendo novos produtos, antecipando tendências, além diversas outras ações.

Nesse artigo, você conferiu com o Big Data vem ajudando nesse processo e as vantagens para o seu negócio. Lembre-se de que o consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam investir em soluções tecnológicas e inovadoras para fidelizá-lo.

Outra maneira de fidelizar o cliente é gerando engajamento. Quer saber como? Leia o nosso post e tire suas dúvidas sobre como engajar clientes por meio da comunicação digital!

 

Leia mais:

Saiba como usar o comércio conversacional na sua empresa

Saiba mais sobre a tendência da interação entre pessoas e marcas

Comunicação interativa: aprenda a se relacionar com o público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação