impacto da tecnologia nas empresas capa post

Qual é o verdadeiro impacto da tecnologia nas empresas?

Desde a popularização da internet, as novas tecnologias não param mais de aparecer, assumindo um papel cada vez mais importante em nosso dia a dia. Nos relacionamos no mundo virtual, compramos e nos divertimos digitalmente: toda a nossa vida pessoal gira hoje em torno da rede.

É claro que uma revolução desse porte não deixaria de alcançar também o setor empresarial. E não é para menos: o impacto da tecnologia nas empresas que vemos hoje permite, entre outras coisas:

Alcançar maior eficiência na gestão

Seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas, a tecnologia agiliza a comunicação interna da sua empresa. Isso reduz o ruído organizacional, evitando desgastes tanto na equipe quanto junto aos seus clientes.

Além disso, as ferramentas gerenciais disponíveis atualmente permitem que você acompanhe e controle praticamente todos os aspectos do funcionamento da sua empresa em tempo real.

Reduzir custos da empresa

Com uma gestão mais eficiente, sua empresa poderá identificar de forma mais rápida e simples os gastos desnecessários.

Da mesma forma, com o uso de recursos tecnológicos será mais fácil acompanhar o retorno dos investimentos da sua empresa — investimentos financeiros, em marketing, contratações, entre outros. Esse acompanhamento possibilita orientar melhor os investimentos da sua empresa, evitando prejuízos.

Por fim, ao optar por soluções tecnológicas que utilizem computação em nuvem, sua empresa ainda reduz custos com impressão e manutenção de hardware in company.

Agilidade no contato com clientes e fornecedores

Se há um aspecto que a tecnologia veio revolucionar, é a comunicação. Hoje, para além das formas convencionais de contato, como e-mail e telefone, já é possível contatar clientes e fornecedores até por aplicativos como WhatsApp. Tudo isso garante maior rapidez na comunicação e um melhor atendimento aos seus clientes.

Maior projeção no mercado

A internet abriu uma oportunidade para as empresas nunca antes vista: alcançar o mundo todo, de forma simples e descomplicada. As novas soluções de marketing digital têm um impacto crescente na geração de novos leads para as companhias, tornando-se uma solução concreta para o crescimento e projeção da sua marca no mercado.

 

Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia nas empresas? Então confira, a seguir, as três áreas que mais podem se beneficiar por essas novas ferramentas:

1. Impacto da tecnologia na estratégia de marketing

Quais as estratégias de marketing adotadas pelo seu negócio? Saiba que, se o foco das suas ações ainda está no produto, você está ficando para trás! A principal tendência em Marketing Digital da atualidade é a prática de Inbound Marketing — também conhecido como Marketing de Atração.

A ideia por trás dessa modalidade é pensar o relacionamento com o seu cliente da mesma forma que pensamos qualquer outro relacionamento não-comercial: como uma troca. Isso significa que é preciso mostrar ao seu futuro cliente que você está disposto a ouvir suas necessidades e expectativas, e que a sua marca tem mais a oferecer do que apenas um produto.

Mas como fazer isso?

A dica é: mantenha perfis da sua empresa ativos nas redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, e quaisquer outras que sejam compatíveis com o perfil do seu público-alvo. Mantenha igualmente uma página internet para a sua empresa e um blog, ambos sempre atualizados!

Alimente essas “vitrines digitais” com conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Se você trabalha com varejo de roupas, por exemplo, faça publicações que falem sobre tendências de moda, conservação de tecidos, campanhas sociais para doação de roupas, etc. Seja cuidadoso na escolha das temáticas: a identidade da sua marca deve ser refletida no que sua página divulgar.

Garanta que os conteúdos sejam de qualidade para que despertem o interesse do seu futuro cliente. Esse é o primeiro passo para começar uma captação de leads online. Se possível, os textos e posts devem passar por otimização de SEO. Isso ajudará os conteúdos a terem um melhor posicionamento nas buscas orgânicas em sites como Google, Yahoo e Bing.

Para além de novas estratégias de marketing, os softwares de gestão de recursos empresariais — os ERPs — são outra ferramenta que pode ajudar a gerenciar suas campanhas.

Um ERP conta com uma ferramenta de gestão de vendas e de controle de estoques, que permitirá que você identifique os produtos que necessitam daquele “empurrãozinho” para melhorar a saída, ou ainda os produtos mais procurados. Essa informação servirá, então, de base para que você desenhe a estratégia de marketing que melhor atende à sua empresa.

E não é só isso! Graças a essas mesmas funcionalidades, um ERP é a solução perfeita para que você acompanhe em tempo real a eficiência das ações de marketing e promoções. Isso permitirá que você tenha muito mais agilidade na hora de decidir pela continuidade de uma ação, por sua suspensão, renovação ou, ainda, redirecionamento de estratégia.

2. Impacto da tecnologia no relacionamento com o cliente

Criar um relacionamento de longo prazo com o cliente ficou ainda mais fácil graças à tecnologia! Ter perfil nas redes sociais que, além de ser atualizado constantemente, funcione como um canal de comunicação com os clientes é uma das ferramentas tecnológicas que tem se difundido mais rapidamente entre as empresas.

Agora, para fazer diferente e alcançar uma resposta ainda melhor, uma opção que tem se destacado no mercado é a implementação de chatbots na página da sua empresa. O grande diferencial dos chatbots é oferecer um suporte mais personalizado e direcionado às necessidades do seu cliente.

Vale lembrar que o grande diferencial no relacionamento com o cliente é justamente a capacidade de uma empresa se reinventar na hora de atender e ultrapassar as expectativas das pessoas — é justamente nesse ponto que um chatbot vai ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência.

3. Impacto da tecnologia na gestão da empresa

A tecnologia trouxe um grande impacto para a gestão com a disponibilização de ferramentas online que permitem acompanhar e controlar todos os aspectos da sua empresa em tempo real. Neste momento, estamos falando dos ERPs.

E como um ERP impacta na gestão da sua empresa?

Um ERP coloca à sua disposição uma série de funcionalidades que tornam o dia a dia da administração muito mais simples. Entre elas estão:

  • Controle de contas a pagar e a receber
  • Controle de estoques
  • Contato de fornecedores e clientes
  • Geração de boletos
  • Emissão de NF-e
  • Conciliação bancária

Além disso, um ERP conta com a funcionalidade de geração de relatórios. Esses relatórios gerenciais vão permitir que você tenha uma visão global do seu negócio, tornando o seu processo de tomada de decisões muito mais rápido e preciso. É a tecnologia descomplicando o gerenciamento da sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o impacto da tecnologia nas empresas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro!


gabriela gestãoclick post impacto da tecnologia nas empresas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Autora convidada: Gabriela Vitória

Analista de Marketing do GestãoClick e especialista em Marketing de Conteúdo

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

Integre tecnologia e comunicação interna na sua empresa

Chatbots e a experiência do consumidor

Conheça 4 tecnologias inovadoras para engajar o público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This