Messenger Platform

Messenger Platform no Facebook: uma realidade que tornou os chatbots indispensáveis

A chegada do Messenger Platform no Facebook mudou a forma com que negócios podem interagir com seus clientes pela rede social. Utilizando diálogos como interface, é possível vender, dar suporte e conversar com clientes potenciais dentro do chat do Facebook.

Mas mais importante do que isso foi a chegada dos chatbots na plataforma: softwares que automatizam a comunicação e conseguem, por meio de conversas, solucionar rapidamente muitas demandas que poderiam tomar o tempo e dinheiro de empresas com outros tipos de atendimento.

No post de hoje, vamos falar sobre o Messenger Platform e como ele tornou os chatbots indispensáveis!

O que é o Messenger Platform no Facebook?

Em 2015, o Facebook deu o primeiro passo para uma grande evolução no seu sistema de mensagens instantâneas: decidiu transformar o chat em uma plataforma, o Facebook Messenger Platform.

A solução foi uma forma de abrir o chat da rede social para a entrada de aplicações que funcionam dentro dele. Um exemplo é a integração com a Localiza — que permite fazer, cancelar ou modificar as reservas de veículos e ainda falar com um atendente.

A visão do Messenger Platform é que, assim como há alguns anos os conteúdos e a interação migraram para os aplicativos de celular, a próxima etapa é que os sistemas de chat centralizem boa parte dos interesses dos usuários. 

Revolucionar a forma com que empresas se relacionam com os seus clientes é um dos focos da Messenger Platform desde o início. Mas foi com a disponibilização dos chatbots que essas interações realmente começaram a mudar. 

Os chatbots reduziram a necessidade que negócios tinham de direcionar recursos humanos para o atendimento de clientes no Facebook. A plataforma se tornou um canal de comunicação indispensável, mas ter uma equipe por conta poderia ser financeiramente inviável.

Com os chatbots, que são eficientes e mais baratos, o Messenger se tornou uma oportunidade para organizações melhorarem suas vendas, seu suporte ao usuário e a interação com seus clientes.

Utilizando conversas como interface

Com a transição dos apps para as plataformas de chat, a grande mudança está na forma de interagir com conteúdos e serviços. A chamada UX — ou experiência de usuário — deixará de ser essencialmente visual: a interface principal entre clientes e negócios será por conversas.

Diálogos são uma forma natural de interação para humanos. Trocar informações e experiências com conversas é algo intuitivo para quase todo mundo.

Logo, criar interfaces baseadas em diálogos é interessante porque remove muitas barreiras de usabilidade: qualquer um poderá usar qualquer aplicação que, em vez de menus e ícones animados, apenas conversa naturalmente com seus clientes.

O Messenger Platform faz exatamente isso: coloca negócios em contato com os clientes e permite a interação deles com produtos e serviços diretamente por ali. E esse cenário é extremamente propício para os chatbots.

Comprando flores pelo aplicativo de mensagens

Quando revelou os chatbots para o Messenger Platform no Facebook, Mark Zuckerberg fez uma ironia perfeita ao demonstrar o novo serviço com uma empresa chamada 1-800 Flowers: “Agora, para comprar da 1-800 Flowers, você nunca mais precisará discar 1-800 Flowers”, afirmou no palco em que apresentou a novidade.

A 1-800 Flowers é uma companhia que cresceu vendendo flores pelo telefone nos Estados Unidos, pelo número 1-800 Flowers (lá, é comum usar palavras em números comerciais de telefone).

Ao escolher essa empresa para sua demonstração, o fundador do Facebook deu um claro recado: mesmo quem tinha seu negócio baseado em uma tecnologia do passado, agora precisa se adaptar à nova realidade para continuar relevante.

Interagindo com o chatbot da 1-800 Flowers, Mark Zuckerberg escolheu, comprou, pagou e enviou um buquê de rosas brancas para David Marcus, chefe do Messenger no Facebook. E com isso, foi dada a largada da era dos chatbots no Messenger Platform no Facebook.

Agora que você já sabe mais sobre o Messenger Platform no Facebook e a importância dos chatbots, quer aprender ainda mais sobre o assunto? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre tecnologia!

 

Leia mais:

Chatbot no Facebook Messenger: tudo que você precisa saber

Vendas pelo Messenger: estratégia para facilitar a comunicação

Conheça 6 grandes marcas que usam chatbots

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação