18049782_1691217290905605_746275173_o

Novidades do F8 – Dia II

Voltamos, direto de San Jose, nos EUA, para comentar um pouco mais do que vimos nesse segundo dia de F8.

Hoje, vários diretores e profissionais do Facebook comentaram sobre uma gama bem variada de assuntos: desde tecnologias de câmera, IA, machine learning até os planos e projetos da empresa para 20 anos! O que vários deixaram claro é que só investirão em iniciativas que tenham amplo impacto social, transformando a vida de milhões de pessoas.

O plano de longo prazo do Facebook se baseia em três pilares:

  • Conectividade
  • Inteligência artificial
  • Realidade virtual e aumentada

Vamos destacar para vocês algumas das novidades que eles lançaram nessas frentes. Mas antes…

E os bots?

As maiores novidades do Messenger foram anunciadas no dia 1. Mas o Facebook ainda nos reservava algumas surpresas para esse segundo dia de evento. Nosso destaque é o lançamento da API para as páginas do Facebook.

 

Essa ferramenta vai permitir que ferramentas externas não apenas criem páginas e postem no Facebook, mas também que elas respondam à mensagens diretas, avaliem comentários e obtenham dados analíticos da página. Mas o que isso significa na prática? Que nossos bots poderão interagir não apenas no Messenger mas dentro de posts no Facebook, o que nos abre uma ampla gama de possibilidades. Acompanhe a gente aqui e nos outros canais para saber mais de como isso vai funcionar na prática.

 

Inteligência artificial

Como esperamos, o Facebook continua investindo pesado em sua plataforma de inteligência artificial. Agora, a equipe decidiu aplicar a solução à câmera do FB: ela se torna capaz de reconhecer ambientes, pessoas e objetos, mesmo em movimento!

Inteligência artificial não deve ficar restrita aos data centers. Deveria estar nos smartphones das pessoas. Joaquin Candela, diretor de Machine Learning aplicado do Facebook

 

Para trazer isso à vida das pessoas, ele anunciou mais uma novidade: a abertura do Caffe2, uma plataforma para criar algoritmos de inteligência artificial para smartphones e outros dispositivos móveis, e se torna agora open source. Como nós, e outros desenvolvedores mobile, poderíamos aplicar esse tipo de inteligência em nossos chatbots? Acompanhe as próximas novidades por aqui.

 

Realidade Virtual e Aumentada

Seguindo o tom do primeiro dia, o evento voltou a abordar com força as relações entre a câmera e a realidade virtual ou aumentada. Mas, nesse caso, não foi necessariamente a câmera do smartphone! A empresa lançou oficialmente no evento diferentes equipamentos que auxiliam o consumidor comum, e também empresas especializadas, a tirarem fotos e gravarem vídeos em 360º.

Cada um de nós, assim como todos os participantes do evento, ganharam um Giroptic IO, uma câmera portátil que inserimos diretamente nos nossos smartphones android e iOS. Já testamos e aprovamos demais essa novidade, que nos ajudou a fazer um post 360º em nossa página e a tirar muitas fotos bacanas.

Para empresas que quiserem mergulhar de cabeça nessas tendências e compartilhar experiências incríveis de realidade virtual, a empresa lançou uma nova linha de câmeras Facebook Surround 360º. São duas linhas de produtos: um equipamento com 24 lentes e um menor, com seis lentes. As imagens capturadas podem ser reproduzidas no Oculus Rift ou no Gear VR, oferecendo uma sensação de total imersão no ambiente.

 

Conectividade

Já não é de hoje que o Facebook se dedica firmemente a trazer internet em locais no planeta que ainda não a possuem. No evento, eles mostraram que deram mais um importante passo nesse sentido, com diferentes iniciativas. A que mais se destaca é o projeto Aquila: um avião não tripulado que irá sobrevoar as áreas remotas do mundo e permitir que comunidades isoladas se conectem à internet de alta velocidade.

Esses últimos dois dias foram incríveis! Muito aprendizado, muita informação, muita novidade. Agora é retornar para a Take e ver como podemos aplicar tudo o que vimos e oferecer soluções que satisfaçam nossos clientes e o usuário final.

Até a próxima viagem!


Equipe #TakenoF8

Roberto Costa, Marcelo Costa, Juliano Braz, Sérgio Passos, Breno Queiroz, Bruno Brandes, Caio Calado, Daniel Dabés, Rafael Pacheco e Vincíus Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação