Para um quadro agudo de Crise, inovação e tecnologia são os melhores remédios!

Para um quadro agudo de Crise, inovação e tecnologia são os melhores remédios!

O mercado brasileiro está assustado com o atual surto de crise. É uma epidemia! Muitas recomendações e remédios caseiros surgem para amenizar os sintomas, mas é necessário exterminar o vírus para garantir uma melhora neste quadro.

O tempo de negar a importância da tecnologia chegou ao fim!

Um ponto é extremamente importante para garantir a recuperação completa de nossa economia: ao invés de tentar vender, ou pior, “empurrar” serviços e produtos, o enfoque da nova mentalidade de negócios, claramente influenciada pela tecnologia e novas startups, está na solução de problemas.

O remédio mais eficaz, composto por cinco pílulas, pode transformar completamente este quadro, garantindo uma economia sadia e forte agora e no futuro!

Pílula 1 — Uma nova forma de vender
Incremento exponencial de vendas, entrada e expansão em novos mercados

As lojas, vendedores e “pastinhas” são potencializados por marketplaces e pelo e-commerce. Um dos exemplos inspiradores vem do caso Alibaba.com, que se dedicou a conectar compradores estrangeiros com fornecedores chineses. Conseguiu mais de 350 milhões de consumidores pelo planeta consumindo em seus sites. Foi o maior IPO da Bolsa de Nova York (NYSE), e alguns analistas predizem que em breve será responsável por 50% das transações B2B on-line.

 
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

Hoje, as possibilidades de conectar compradores e vendedores vão do Instagram, Facebook ao o uso criativo do Whatsapp.

Os grandes aplicativos internacionais de mensageria já estão se transformando em grandes canais ou plataformas de vendas, como o WeChat na China.

Pílula 2 — Uma nova maneira de comprar!
Economias reais

Sites e apps de comparação de preço, como Buscapé, e soluções de uso específico como Melhor Plano (que indica a operadora de telefonia e tarifa mais em conta), podem economizar dinheiro para você e sua empresa. Sites de compra coletiva e portais de viagem, como ViajaNet, são responsáveis pela completa mudança no mercado das agências de viagem de turismo tradicional.

Uma grande lição aqui não está apenas na tecnologia como ferramenta, mas em entender como o cliente está disposto a pesquisar, ler em diversas fontes, ver recomendações e influenciar outros na decisão de suas experiências. A influência aqui se dá pelos processos de curadoria, promoções e ao transformar todos os benefícios do mundo virtual em descontos para os clientes.

Pílula 3 — Uma nova maneira de contatar as empresas!
Constante eliminação de intermediários e infraestruturas ineficientes

Os centros de atendimento a clientes, call centers e até empresas terceirizadas de pós-venda filtram feedbacks importantes e muitas vezes são ineficientes. O cancelamento de uma assinatura qualquer pode ser tão estressante e traumático a ponto de estigmatizar boas empresas pela forma errada de se contatar os clientes.

As redes sociais têm servido mais para medir o grau de satisfação e percepção dos produtos, serviços e marcas do que para resolver problemas requeridos pelos clientes. Os próprios sites das companhias não possuem soluções de autosserviço. Os chats online têm evoluído bastante, usando tecnologias de inteligência virtual ou atendentes mais especializados. O mundo dos assistentes nos smartphones (como Siri ou Cortana) ainda não tem o nível de especialização necessária ou integração aos sistemas das empresas para atender as demandas.

Algo novo está surgindo com os contatos inteligentes (chatbots) totalmente integrados às empresas, propiciando vários serviços e a abertura de chamados em uma conversa via SMS.

Este é um caso real na CEMIG, que economizou milhões de reais e principalmente tempo precioso das pessoas. 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

Pílula 4 — Uma nova maneira de gerenciar sua empresa!
Otimização e simplificação de processos: Adoção uso de ferramentas de gestão simples ou gratuitas

Softwares de gestão são orgulho de grandes empresas. Possuir um SAP há pouco tempo era sinônimo de governança e status. Porém a nova onda é a diminuição da burocracia e decisões mais rápidas baseadas em parâmetros pré-definidos ou até em conversas via chat.

Novas maneiras de gerir processos estão sendo usados ao ponto de substituir ERPs inteiros, em alguns casos. Surgem aí apps como Trello, Asana, entre outros. São ferramentas de gestão via conversas de texto, como definição de atividades, prioridades e gestão de indicadores. Usa-se também a troca de arquivos e multimídia em versões gratuitas ou de baixo valor por usuário.

O Slack, por exemplo, surgiu da necessidade de uma empresa de games de gerenciar um projeto específico e foi tão bem implementada que virou um produto. Sua viralização foi tão forte que se transformou numa das empresas “mais quentes” do Vale do Silício, cujo de mercado supera U$ 2.8 bilhões.

Pílula 5 — Foque o problema e resolva-o de forma simples!
Criação de Valor e Inovação com simplicidade

Um dos grandes méritos dos processos de inovação das empresas é simplicidade.

Uma empresa americana chamada Dollar Shave usou um pensamento básico para se estabelecer: os homens precisam se barbear constantemente, as lâminas são caras e é necessário sair de casa para ter acesso as lâminas e aparelhos de barbear. Eles criaram vídeos engraçados e lançaram um site onde o consumidor paga de US$1 a US$9 mensais e receber em caixas bonitas suas lâminas no conforto de seu lar. A empresa já ultrapassou a marca dos 100 milhões de dólares de faturamento, com apenas um processo de assinatura mensal, simples e descomplicado.

 
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

Você já garante a saúde do seu negócio usando estas cinco pílulas contra a crise? Muitas das melhores empresas já nasceram vacinadas, mas nunca é tarde para iniciar o tratamento.

Uma das melhores maneiras de fazê-lo é garantindo o melhor atendimento ao seu consumidor.

Acreditamos que tudo se resolve em uma conversa inteligente, e por isso, queremos promover e viabilizar a comunicação entre pessoas e empresas por meio de interações multimídia.

Os contatos inteligentes (canais de mensagem que entregam serviços e representam empresas) serão o novo formato de aplicativos móveis.

A Take.net possui mais de 15 anos de destaque no mercado latino-americano de tecnologia móvel. Acreditamos no poder do messaging para oferecer as melhores experiências na interação entre pessoas e organizações. Desenvolvemos o Omni Messaging Hub, uma plataforma de contatos inteligentes de mensagem via múltiplos canais (como Facebook Messenger, Slack, Skype, Omni App, entre outros).
 

Daniel Rodrigues Costa

Chairman da Take

LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação