Take_Post_31_Blog

Plataformas de chatbot: o que saber sobre esse mercado?

Os chatbots ou chatterbots são softwares que conduzem uma conversa com um humano, via mensagens. Criados para otimizar o cotidiano de clientes e empresas, eles vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.  As plataformas de chatbot são ferramentas para a criação, publicação e gestão desse novo canal de mensagens. Elas permitem que a organização tenha cada vez mais possibilidades de, através dessa solução, otimizar a gestão do tempo, fortalecer o diálogo com clientes e coletar informações primordiais para atender bem ao consumidor.

Quer saber como está o mercado de plataformas de chatbots? Confira o nosso post e entenda!

Como está o mercado de plataformas de chatbot no mundo?

Os chatbots já existem desde os anos 60, quando foi criado o software ELIZA. Eles foram modernizados e, nos anos 2000, foi lançado o SmarterChild. Porém, esses programas ainda eram pouco eficientes, apresentando muitas limitações, como a dificuldade em variar as respostas e compreender contextos diferentes.

A grande transformação nesse mercado veio com o machine learning (aprendizado da máquina). Com essa tecnologia, o chatbot aumenta o seu repertório conforme ele é utilizado. Empresas como Google, Microsoft e Apple aplicaram muitos investimentos em pesquisas sobre esse recurso e o resultado foi positivo.

As plataformas de chatbots progrediram muito nos últimos anos. Em 2016, a Microsoft lançou a chamada Bot Builder for Node.js, que permite a comunicação com vários outros canais, como o Skype, o Slack e o Messenger. A ChatScript, em 2011, já havia lançado um portal com código aberto para a criação de chatbots.

Outro recurso que também se destacou foi o Rebot.me, pela facilidade de montagem, uso e aplicação do programa de mensagens automatizadas. O Facebook também criou sua ferramenta, o Bots for Messenger, que permite que as organizações possam construir seus chatbots e utilizar como principal via de comunicação o aplicativo Messenger. Hoje ele já conta com mais de 30 mil bots.

Conheça uma plataforma brasileira de chatbots!

BLiP

Desenvolvido inteiramente pela Take, o BLiP oferece ferramentas (incluindo inteligência artificial e bot analytics) para facilitar a criação, publicação, integração e gestão de chatbots em diferentes canais de mensagem, como Messenger,  Telegram e nos próprios site e app da empresa. No BLiP, é possível (e rápido) desenvolver um chatbot voltado para o atendimento inteligente de clientes – de forma que a sua equipe de pessoas seja acionada apenas para a solução de demandas complexas – e para a otimização de processos de fluxo de informação fora e dentro da organização.

Você poderá otimizar suas vendas, pois os clientes podem informar suas preferências per meio das mensagens trocadas com o software. Além disso, você pode ter diálogos para promover o engajamento dos clientes!

Há diversas soluções para construção de chatbots, trazendo mais agilidade e efetividade para as organizações que as aplicam. Se você gostou de saber mais sobre o mercado de plataformas de chatbot, aproveite e confira mais um de nossos posts: Fique por dentro: saiba como os chatbots podem reduzir custos na sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação