interacao-com-o-cliente

5 melhores práticas para interação com o cliente

Cultivar o bom relacionamento entre a empresa e seus diversos públicos é uma tarefa estratégica, embora nem sempre as organizações entendam assim. Por isso, é importante investir na interação com o cliente, identificando meios criativos e eficientes para aprimorar esse processo.

O objetivo de estabelecer um diálogo aberto com o público não é apenas atender bem e mantê-los satisfeitos, mas, principalmente, buscar conhecer as reais necessidades desses consumidores. Se você não sabe quais são os problemas de quem procura sua marca, nem adianta falar em “fidelização”, por exemplo.

No post de hoje, abordaremos 5 métodos que podem ser aplicados para facilitar a conversa entre empresas e clientes. Confira!

Assuma as rédeas na interação com o cliente

É fundamental tomar a frente e manter o controle sobre as diversas formas de interação com o cliente, pois a verdade é que elas ocorrerão de qualquer jeito. Na era das redes sociais e do compartilhamento instantâneo, ignorar um consumidor irritado só agravará a questão.

Há centenas de exemplos de marcas que preferiram não lidar com um problema até que ele se tornasse praticamente uma crise institucional, abalando a imagem e os valores da empresa, obrigando-a a retratar-se publicamente. A essa altura, o prejuízo costuma ser muito maior.

Em contrapartida, assim que as interações passam a ser planejadas e devidamente monitoradas, fica mais fácil antecipar situações complicadas antes mesmo que elas se espalhem pelo mercado.

1. Invista em CRM

CRM é a sigla, em inglês, para Customer Relationship Management — ou gestão do relacionamento com o cliente. Trata-se de uma abordagem que assume o lugar do cliente como o verdadeiro protagonista nas relações de consumo. Para tanto, é preciso coletar o máximo de informações, identificando demandas, preferências, necessidades e perfis de consumo.

Todos os dados sobre o consumidor são cruzados, a fim de que se possa identificar padrões e direcionar melhor as campanhas e demais ações de marketing. O CRM é uma ferramenta crucial até mesmo para encontrar oportunidades de negócio que são negligenciadas.

2. Faça bom uso das redes sociais

Aqui, o importante é ser proativo. Hoje, as pessoas expressam boa parte das suas vidas nas redes sociais: nelas manifestam desejos, opiniões, dúvidas, queixas, elogios e tendências de comportamento.

Se a empresa agir de forma inteligente, marcando presença com conteúdo relevante e atenção verdadeira ao que os seus clientes dizem, os benefícios serão enormes, tanto na satisfação dessas pessoas quanto na captação de novos e potenciais consumidores.

Para promover um atendimento personalizado ao seu público nas redes sociais, é possível investir em um chatbot. Esta tecnologia conduz trocas de mensagens personalizadas com o usuário, sendo uma ferramenta fundamental para aproximar sua empresa do seu cliente. 

3. Dê atenção às reclamações

Lembre-se: você está longe de ser o único a receber comentários negativos de um consumidor insatisfeito. A diferença está no modo de lidar com as reclamações, sendo que a pior saída possível é ignorar o problema.

Primeiro, escute. Em seguida, responda com agilidade, deixando claro que a postura da empresa é encarar a questão e encontrar uma solução prática o mais rápido possível.  

4. Promova o marketing de relacionamento

Nem sempre é fácil implementar ações de marketing “um para um”, mas tratar o cliente como “único” é um jeito de mostrar que ele é indispensável. O sucesso de campanhas personalizadas depende da identificação de similaridades entre determinados segmentos de mercado.

5. Realize enquetes rápidas

Está pensando em modificar uma linha de produtos? Que tal elaborar uma enquete com perguntas rápidas que podem ser respondidas em poucos segundos no site ou pelo smarpthone?

Não subestime o poder da simplicidade! Enquetes podem ser uma ótima forma de interação com o cliente, possibilitando à empresa encontrar respostas rápidas sobre os mais variados assuntos, como lançamentos ou promoções, por exemplo. 

Agora que você já sabe sobre a importância de interagir com seus clientes, que tal aprender mais sobre como diversificar seus canais de atendimento? Boa leitura!

 

Leia mais:

Como gerar engajamento de clientes por meio da comunicação digital?

5 estratégias de comunicação criativas para usar com os clientes

5 coisas que você precisa saber sobre chatbots

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação