Blog_Abril_28

Precisa montar uma estratégia de vendas online? Confira 5 dicas!

Criar uma estratégia de vendas online não é tão difícil. Complicado mesmo é fazer com que ela traga os resultados esperados por você e pelos gestores da sua empresa, não é verdade?

Mas o que é que caracteriza uma boa estratégia de vendas? Metas batidas, gastos reduzidos, atendimento eficiente, clientes mais satisfeitos, enfim, são diversos fatores que influenciam nos resultados.

Por essa razão, preparamos uma breve lista com 5 atitudes que ajudarão você a montar uma estratégia com foco online que vai gerar mais e melhores vendas. Continue acompanhando!

1. Capriche no planejamento

O planejamento tem um papel tão fundamental que um erro aqui compromete quase toda a sequência da estratégia de vendas online.

A finalidade é diminuir sua margem de erro e projetar um caminho viável para as suas ações de marketing e vendas. Para isso, devem ser analisados e definidos diversos pontos que nortearão sua estratégia, como:

  • público-alvo e suas personas;

  • ambientes interno e externo;

  • objetivos e metas de vendas;

  • ferramentas e sistemas de apoio;

  • ambientes de interação com o público (redes sociais, aplicativos de mensagens, blog, e-mail etc.)

  • cronogramas e orçamentos;

  • plano de ação (estratégias de marketing e técnicas de venda).

2. Defina suas estratégias de marketing digital

Não há como dissociar estratégias de vendas com as de marketing. Uma depende da outra para produzir bons resultados. Então, para ter mais oportunidades de negócio para vender, precisa primeiro investir no marketing digital para atrair potenciais clientes.

Mas quais são os tipos de marketing que melhor funcionam na internet? São vários métodos que poderíamos indicar, mas, de modo geral, as empresas trabalham com marketing de conteúdo, marketing de redes sociais, marketing de relacionamento, SEO, compra de tráfego e e-mail marketing.

3. Estabeleça seus indicadores de desempenho

Muitas estratégias de venda online não dão certo porque não identificaram os erros que acontecem durante sua execução. Para resolver esse tipo de problema, é preciso definir, ainda no planejamento, suas métricas e indicadores que te auxiliarão a avaliar sua performance em marketing e vendas.

Essas métricas quantificam o seu desempenho e, com isso, facilitam a análise dos pontos que devem ser reforçados, revisados ou eliminados em sua estratégia.

Mas de quais métricas e indicadores estamos falando? Taxa de conversão, leads gerados, ticket médio, tempo médio do ciclo de vendas, ROI (retorno sobre o investimento) e custo por aquisição de clientes são alguns exemplos que podem ser monitorados continuamente.

4. Conte com o apoio de um software de CRM

Agora, vamos entrar na parte tecnológica do texto. Como estamos em uma época em que mais ferramentas surgem para aprimorar o trabalho humano, não podemos nos dar ao luxo de dispensar as facilidades que elas nos oferecem.

Uma dessas vantagens é trazida pelos softwares de CRM. Eles são responsáveis por otimizar e automatizar parte das tarefas relacionadas à gestão do relacionamento com os clientes e, com isso, facilitar o trabalho dos seus vendedores.

Na prática, um sistema de CRM pode criar e atualizar um banco de dados dos seus leads e clientes, monitorar as ações e resultados dos seus representantes de venda, disponibilizar um histórico de interações e compras dos consumidores com sua empresa, entre outras funcionalidades importantes.

5. Considere o uso de chatbots

Por fim, não podemos esquecer dos chatbots. Essa solução transforma as conversas entre empresas e clientes tornando-as mais inteligentes, ou seja, gerando mais produtividade e satisfação para ambos.

Mas qual o papel do chatbot em uma estratégia de venda? Na verdade, são vários! Além do atendimento, você pode gerar leads, enviar conteúdos e ofertas e até disponibilizar meios de pagamento para concluir as compras diretamente pelo app de mensagem. São diversas funções que podem ser automatizadas, gerando economia de dinheiro, esforços e tempo em sua empresa.

A chave para montar uma boa estratégia de vendas online está no cuidado com o os diferentes aspectos envolvidos. A partir de um plano bem feito, você saberá quais são as estratégias de marketing, os indicadores de desempenho e, principalmente, as tecnologias que farão a diferença para o sucesso.

Como a estratégia de vendas online costuma ser montada em sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!

 

Leia mais:

Vendas pelo Messenger: estratégia para facilitar a comunicação

Como foi construir um chatbot para vendas, geração de leads e engajamento

Reforce o seu funil de vendas e MKT com um chatbot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação