chatbot-1200x900

Reforce o seu funil de vendas e MKT com um chatbot

Ao atender um cliente, queremos proporcionar a melhor experiência possível para gerar uma percepção positiva e agregar valor para as duas partes. Mas como fazer para atender milhares de pessoas sem exaurir os atendentes? Como ajudá-los a percorrer o funil de vendas de maneira intuitiva e sem atritos?

Uma das soluções para este problema são os chatbots, serviços onde você pode conversar e interagir através de aplicações/aplicativos de mensagens.

 

 

Este grande aliado pode estar em qualquer etapa do seu funil de vendas/atendimento e te ajudar a alcançar diferentes objetivos, desde a atração dos seus clientes até o pós atendimento. Mas lembre-se: um bom chatbot é aquele que é útil para uma certa pessoa em um certo momento – não seja generalista.

Pensando nisso listei algumas oportunidades para serem exploradas durante o funil de vendas do seu negócio:

 

Atrair visitantes

A fase de atração é uma fase mais simples, pois, se uma pessoa interage com a sua marca, ela já está interessada no que você tem a oferecer. O cliente teve que pesquisar sobre a sua empresa e os meios de atendimento que você possui e então iniciar uma conversa com o seu chatbot em algum aplicativo de mensagens ou página web.

Converse com a sua equipe de suporte e conheça quais são as dúvidas mais frequentes e quais os atendimentos mais realizados. Desta forma, o seu chatbot estará preparado para responder a maioria das perguntas e ainda permitirá que o seu cliente faça um autoatendimento.

A medida em que os clientes interagem e ficam satisfeitos, eles mantêm a sua empresa viva, descobrem novidades sobre a sua marca e ajudam a espalhar a sua mensagem. É uma ótima oportunidade para aproximar as pessoas e conquistá-las.

 

Converter em oportunidades

Em um bate-papo informal, é possível coletar várias informações sobre uma pessoa, como por exemplo: nome, endereço, telefone e etc. Com um chatbot não é diferente! Com estes dados, o seu bot entregará um lead de venda qualificado (SQL), rico em características sobre o seu cliente.

Em seguida, basta acionar a sua equipe de vendas para que entre em contato com a pessoa certa (CPC). Seu atendente poderá assumir o controle do próprio bot para interagir com o cliente ou utilizar outros canais, como por exemplo telefone e/ou e-mail. Assim, seu potencial cliente vai percorrendo as etapas do funil de vendas de maneira fluida e espontânea, o que é ótimo para ele também para sua empresa!

 

Fechar negócio

Conhecendo mais o seu lead, será possível proporcionar mais efetividade ao seu vendedor, reduzindo o tempo de venda e automaticamente o seu custo operacional. Isso faz com que o seu atendimento seja mais objetivo.

Caso o cliente escolha fechar um negócio na mesma conversa, ele poderá efetuar um pagamento através do próprio chatbot, desde que este possua integração com alguma solução de pagamento.

 

Fidelizar e reter clientes

Guarde as informações recebidas e faça um atendimento personalizado na próxima vez em que o seu cliente conversar com o seu bot. Você também pode oferecer novas interações baseadas no seu último atendimento, seja ele uma venda ou um problema resolvido.

Eduque o seu cliente como utilizar o seu chatbot e antecipe acontecimentos para que aquele problema não volte a acontecer, ou aquela conta não vença novamente.

Se você responde as dúvidas do cliente antes dele conversar com o seu time de atendimento, você terá menos tickets de suporte e, com isso, menos gastos.

Se a conversa anterior resultou na venda de um tênis, mostre que as meias estão em promoção. Utilize a relação construída para manter o contato, afinal é mais fácil fazer uma nova venda para um cliente conhecido.

 

chatbots_marketing_usos_funil_de_vendas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Essas são apenas algumas das maneiras em que um chatbot pode te ajudar nas etapas de venda do seu negócio, com certeza cada empresa possui as suas necessidades específicas, para isso lembre-se que sempre um atendente humano poderá assumir a conversa, de forma proativa ou solicitada pelo cliente, e então resolver as coisas.

Identificou outras oportunidades para utilizar um Chatbot? Vamos conversar 🙂


     

  Vitor Pires

   UX Designer na Take

   LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação