57838-saiba-mais-sobre-a-tendencia-da-interacao-entre-pessoas-e-marcas2

Saiba mais sobre a tendência da interação entre pessoas e marcas

A globalização e a conectividade das redes sociais mudaram a forma como pessoas e marcas se relacionam. Os pontos que definem a marca e sua identidade não mudaram substancialmente, mas a forma como ela se apresenta e se valoriza sofreu uma verdadeira reviravolta.

Empresas que entenderam esta mudança se adaptaram rapidamente e estão sempre renovando suas estratégias de interação com os clientes, seja na criação de experiências de compra diferentes ou na adoção de canais de conversação mais modernos.

Acompanhe neste post 5 tendências promissoras na interação entre pessoas e marcas que sua empresa pode adotar e que talvez você adoraria vivenciar em suas relações de consumo!

1. O uso da gameficação para incentivar a relação de pessoas e marcas

Gameficar é o mesmo que criar dinâmicas de um jogo para engajar e direcionar a forma como os clientes se relacionam com a marca.

Na lógica de um jogo, toda vez que o cliente aumenta seu nível de relacionamento com a empresa, participa de um evento ou utiliza determinado serviço, recebe uma recompensa.

Para que esta estratégia tenha sucesso, dois pontos são fundamentais: Conhecer o perfil dos clientes e definir quais são os objetivos da empresa ao desenvolver o programa.

O My Starbucks Reward é um programa de fidelidade da cafeteria americana que usa a gameficação para conhecer cada vez mais o perfil de seus consumidores e valorizar a lealdade à marca.

Dessa maneira, cada vez que seus clientes utilizam seus programas em filiais diferentes ou experimentam novos produtos, recebem pontuações que podem ser convertidas em bebidas extras e brindes exclusivos. Ou seja, ele não só fideliza os clientes como incentiva que eles experimentem novos produtos.

2. Usar atualidades para promover a marca de uma empresa

Esta é a famosa estratégia de atração oferecida pelo Pokemón Go. Empresas que utilizam esse recurso para transformar suas lojas em “ginásios” ou áreas fartas dos pokemóns virtuais conseguem atrair seus consumidores e aumentar suas vendas.

Não somente pela fenômeno em que o jogo se transformou, mas também por identificar que seu público-alvo se interessa por esse tipo de entretenimento e que associá-lo ao seu negócio trará dupla satisfação para os clientes que se sentirão mais fidelizados à marca.

3. Adotar uma causa social ou ambiental

Para que um cliente se identifique com uma marca, precisa enxergar em suas ações e serviços um lado humanizado que possa entender suas necessidades e mostrar pensamentos e posicionamentos em comum.

Uma das maneiras mais eficazes é o marketing de causas, com projetos alinhados aos preceitos da empresa e de seus consumidores.

Campanhas que valorizem a sustentabilidade, ajudem o desenvolvimento da comunidade local ou promovam o levantamento de fundos em prol de uma causa costumam fortalecer a marca com seus consumidores e até mesmo aumentar o engajamento dos próprios funcionários.

4. Criar experiências inesquecíveis ou divertidas com os clientes

O foco nas experiências já é uma estratégia comprovadamente eficaz. Seu lado inovador está em sempre diversificar e lançar novas maneiras de interagir com seus clientes.

Empresas de tecnologia precisam valorizar serviços inovadores, como os chatbots, para seus atendimentos. O fato de os consumidores conhecerem essas ferramentas não os impede de ter surpresas ao utilizá-las para interagir com uma marca.

É possível, por exemplo, fazer com que diálogos bem-humorados no chatbot de suporte técnico sejam usados para promover nas redes sociais o estilo de atendimento da marca. Isso fará com que outros consumidores acessem o serviço, acreditem na sua eficácia e desejem que conversas divertidas também ocorram em seus atendimentos.

5. Criações colaborativas com empresas parceiras

Participar de ações e promoções junto com outras empresas parceiras do trade também ajuda no fortalecimento da interação entre pessoas e marcas.

Patrocinar e participar de feiras e convenções, fazer ações de marketing em escolas, universidades e locais com grande concentração do público-consumidor também aumenta a presença da marca no conceito das pessoas.

Vivenciar experiências como essas divertem os clientes e fazem com que sejam criadas memórias e bons sentimentos daqueles momentos. Por isso, a criatividade deve sempre ser usada para potencializar a interação entre pessoas e marcas!

E se sua empresa quer novas dicas de como comunicar de forma criativa, leia agora nosso post com 5 inovadoras estratégias de comunicação!

Leia mais:

 

5 estratégias de comunicação criativas para usar com os clientes

Comunicação interativa: aprenda a se relacionar com o público

Como a comunicação corporativa auxilia no posicionamento de marca?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação