social mobile

Social mobile: como os chatbots podem melhorar a interação com o usuário?

Sua empresa sempre deve estar presente nos mesmos lugares em que os seus clientes estão. E, hoje, a maior parte das pessoas está em redes sociais acessadas a partir dos seus dispositivos móveis. A grande tendência do momento é o social mobile, e os chatbots podem melhorar a interação com o usuário dessa mídia.

Cada vez mais avançados, os chatbots são ferramentas que permitem que usuários interajam com softwares e empresas com a interface que eles mais estão acostumados a usar: o chat de texto.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como o social mobile ganhou relevância com o passar do tempo e como é interessante adotar um chatbot para melhorar a interação com seu público.

O crescimento do social mobile

No passado, boa parte das experiências digitais eram feitas imaginando que seriam acessadas por um computador físico, com uma versão secundária para celulares. Mas isso está mudando com rapidez: hoje, 79% do tráfego da internet acontece em dispositivos móveis, segundo dados levantados pela Sociomantic sobre o mobile no Brasil.

Com isso, o mais correto hoje é a abordagem “mobile first”: criar experiências digitais com foco em dispositivos móveis. Até relativamente pouco tempo atrás, o que estava em voga eram os apps: desenvolver um aplicativo para o seu produto foi uma maneira de garantir presença nos smartphones do seu público.

De acordo com uma pesquisa de 2016 da ComScore, a maior parte do tempo que os usuários gastam em seus smartphones é investido em apps, mas aproximadamente metade dessas horas são em um mesmo aplicativo: o Facebook; o segundo aplicativo mais usado é o Facebook Messenger.

O que essa pesquisa mostra é que, para realmente alcançar seu público, um app próprio pode não ser a melhor estratégia. É mais inteligente estar presente nas redes sociais que seus usuários utilizam no smartphone, sendo que o Facebook é, de longe, a mais relevante.

Como chatbots podem melhorar a interação com o usuário

Ter uma página no Facebook é primordial para qualquer planejamento de marketing hoje, mas, para conseguir ser realmente estratégica, essa página não deve ser meramente decorativa: é importante que os usuários consigam alcançar e interagir com a empresa a partir dela.

E é justamente nisso que os chatbots se destacam: eles permitem que os usuários interajam com negócios da mesma forma que já fazem com seus amigos: enviando uma mensagem de texto.

Esse tipo de interface é natural para o público e permite muito mais que um atendimento ao consumidor automatizado. Em constante evolução, os chatbots possibilitam que clientes comprem diretamente no chat de texto, consultem informações e tenham suporte sem que eles precisem aprender uma nova interface visual.

E tudo isso custa apenas uma pequena parcela do que seria um investimento em uma equipe real de atendimento, com uma eficiência maior comparada aos trabalhos com recursos humanos: chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, nunca variam a qualidade do atendimento e a quantidade de usuários que atendem é limitada apenas por fatores relacionados à infraestrutura de TI.

Agora que você já sabe como chatbots podem melhorar a interação com o usuário e serem usados para maior engajamento no contexto do social mobile, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre essa tecnologia!

 

Leia mais:

Entenda como os chatbots podem melhorar o engajamento do público com a sua marca

Os chatbots estão mudando a interação entre consumidor e empresa!

5 pontos para considerar ao contratar chatbots para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação