social selling capa post

Social Selling: o que é e como os chatbots podem ajudar?

Não é por acaso que o Social Selling se tornou tão importante para as empresas modernas: em 2017, o Facebook bateu a marca de 2 bilhões de usuários e não apresenta sinais de que seu ritmo de crescimento vai diminuir tão cedo. Além dele, outras redes sociais também continuam agregando cada vez mais público, como Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Por isso, é fundamental que um negócio tenha presença digital e venda onde seus potenciais consumidores estão — e hoje, é muito provável que esse público esteja nas redes sociais. Portanto, é preciso lançar mão de técnicas e estratégias voltadas para essas mídias, como é o caso do Social Selling.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é o Social Selling, como ele funciona e como os chatbots podem ser ferramentas valiosas para o sucesso dessa técnica. Acompanhe!

O que é o Social Selling?

O Social Selling é o nome dado à estratégia e ao conjunto de técnicas que envolvem a utilização das redes sociais para identificar potenciais clientes, construir um relacionamento com eles e, naturalmente, conseguir mais vendas com isso.

Para ter sucesso na utilização das redes sociais para vendas, é preciso muito mais do que apenas uma página oficial com publicações sobre o produto. É fundamental desenvolver uma estratégia coesa que envolva os recursos e possibilidades disponíveis nas próprias redes sociais para engajar e conquistar o público de verdade.

O elemento chave para isso é a interação. Redes sociais são ambientes com um propósito bem definido, que é a intensificação das relações interpessoais. Assim, para ser de fato presente, uma marca precisa compreender que elas não são um espaço unilateral, em que a comunicação se dá apenas em um sentido. Há muito mais nas redes sociais do que apenas um emissor e uma audiência.

Como as empresas podem usá-lo a seu favor?

As redes sociais são vias de mão dupla. Para engajar os usuários, uma empresa precisa estabelecer métodos para interagir com eles e instigá-los a levar essa interação para seus amigos e contatos, viralizando o conteúdo e potencializando o alcance do marketing da empresa.

No Social Selling, a interação é essencial em todas as etapas da estratégia; desde o momento de identificação de públicos e buyer personas até a hora de qualificar esses leads — nome dado às pessoas que já interagiram de alguma forma com a empresa. Nesse cenário, uma excelente ferramenta para potencializar a interação em redes sociais são os chatbots.

O que são os chatbots e por que são uma tendência?

Os chatbots são softwares que permitem que um usuário interaja de forma automatizada com uma marca, empresa ou sistema, utilizando o diálogo e a linguagem natural como interface. Na prática, com um chatbot, um potencial cliente pode conversar com a marca em apps de conversa por texto, como o Facebook Messenger ou o Telegram, sem que necessariamente exista um funcionário do outro lado.

Dessa forma, por maximizarem a capacidade de empresas interagirem com seus públicos de forma personalizada, entregando conversas naturais, agradáveis e realmente eficientes, os chatbots se tornaram uma grande tendência de comunicação. 

Como os chatbots servem ao Social Selling?

Em uma estratégia de Social Selling, os chatbots são um recurso interessante para utilização em diversos momentos que a interação será utilizada. Eles podem conversar com visitantes para descobrirem seus interesses e demandas, captar e qualificar leads com perguntas e conteúdos relevantes para eles e fortalecer o relacionamento pós-vendas com um suporte extremamente eficaz.

Naturalmente, os dados coletados nessas interações entre público e chatbots podem ser utilizados tanto para aprimorar a estratégia de marketing geral e a oferta da empresa quanto os próprios chatbots, que se tornam melhores a cada uso. Portanto, ao elaborar uma estratégia de Social Selling para utilizar melhor as redes sociais, considere alocar chatbots como um recurso para aumentar sua presença digital.

E você? Já utiliza as redes sociais no seu negócio? Como faz o seu Social Selling? Conte pra gente nos comentários!

 

Leia mais:

Funções dos chatbots: que soluções eles oferecem?

Chatbots nas empresas: quais as possibilidades?

O que o processo de vendas pode ensinar sobre chatbots?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação