tecnologia e comunicação interna

Tecnologia e comunicação interna: integre com eficiência as áreas da sua empresa

Um dos principais propósitos da comunicação interna de qualquer empresa é conseguir propagar a informação oficial dentro do ambiente corporativo e, com isso, integrar todas as equipes. Porém, interligar esse público interno pode ser uma tarefa complexa. Normalmente, envolve o uso de múltiplos canais e técnicas de comunicação, além de profissionais qualificados para o desafio.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de unir tecnologia e comunicação interna na integração das áreas de uma empresa. Acompanhe!

Como a comunicação interna pode integrar todas as áreas da empresa?

A comunicação interna de uma empresa vai garantir que todos os colaboradores estejam sempre na mesma página.

Informações não-oficiais e boatos podem corroer a confiança dos colaboradores e gerar atritos entre eles e a companhia. A comunicação interna supre as demandas por comunicados internos e assegura que todos tenham acesso às informações oficiais e relevantes ao seu trabalho.

A forma tradicional de fazer isso é preenchendo os canais de comunicação com conhecimentos e comunicados institucionais. O resultado? Dar voz aos colaboradores — para ouvir suas demandas — e permitir a troca de informações entre equipes e níveis hierárquicos diferentes.

Além disso, a comunicação interna tem o importante papel de fortalecer a cultura organizacional por meio do endomarketing. É ele que favorece a motivação dos colaboradores e sua identificação com os valores e a missão da empresa.

Um ambiente bem nutrido pelas ações de uma comunicação interna eficiente facilita a integração entre as áreas: todos no negócio trabalham com a visão voltada para os mesmos objetivos e existe transparência sobre o que cada área faz.

Como unir tecnologia e comunicação interna?

Para atingir seu público interno, alinhar tecnologia e comunicação interna pode fazer uma diferença significativa para a empresa, que precisa estar presente nos canais de comunicação que os colaboradores utilizam. Os aplicativos de mensagens são as ferramentas mais populares nessa área.

Uma forma básica de estar presente nesse canal é transmitindo newsletters e conteúdos oficiais por eles. Mas um potencial muito maior pode ser encontrado com um chatbots, software que permite o acesso a informações por meio de um chat. Com eles, o diálogo é a principal interface de um usuário com um sistema. E esse sistema pode ser toda a base de conhecimento e informações da empresa. Assim, a comunicação entre a companhia e o seu público interno fica mais intuitiva, rápida e dinâmica.

Quais as alternativas de uso para o chatbot em prol da comunicação interna?

Hoje, um profissional do RH preenche boa parte da sua jornada de trabalho respondendo e-mails com pedidos simples, porém essenciais. Ele tira dúvidas sobre o que fazer quando se esquece o cartão de ponto ou qual é exatamente as datas de férias dos colaboradores de um determinado setor. Um chatbot poderia ser usado para responder essas e outras dúvidas, de forma bem mais rápida: bastaria mandar a mensagem com as dúvidas, e o bot geraria a resposta de imediato.

O mesmo vale para muitas outras integrações entre áreas: um chatbot do time de TI pode solucionar diversos problemas de suporte. Outro, na equipe operacional de projetos, pode emitir o cronograma de atividades diárias e até organizar reuniões entre o time.

Ainda, uma grande vantagem do uso de um chatbot como ferramenta de comunicação está relacionada ao acesso. Para ser considerada transparente, a informação precisa:

  • estar disponível para os interessados;
  • ser de fácil acesso, sem burocracias excessivas;
  • estar expressa de forma clara.

Os chatbots podem operar como uma base de dados unificada com todas informações do negócio, servindo como ferramenta para a comunicação interna integrar todas as áreas da empresa em um único local.

Agora que você sabe mais sobre integrar as áreas a empresa alinhando tecnologia e comunicação interna. Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre chatbots!

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação