chatbot em bancos capa post

Como o uso do chatbot em bancos está mudando a experiência do cliente?

As possibilidades de utilização de um chatbot em bancos são muitas. Em busca de formas de atendimento mais eficazes e rápidas para as demandas dos seus clientes, muitas instituições financeiras já empregam esse tipo de solução em seus serviços digitais.

Chatbot é um software que possibilita a interface de um usuário com uma empresa por meio de mensagens de texto e diálogos naturais. Dessa forma, é possível entregar um atendimento personalizado e ágil aos clientes, aprimorando sua experiência com os produtos.

Neste artigo, vamos conhecer algumas possibilidades de uso de um chatbot em bancos, e como alguns deles utilizam essa tecnologia para se posicionarem à frente de seus concorrentes. Confira!

Atendimento personalizado, rápido e eficiente

O atendimento ao cliente é um grande desafio para muitas instituições financeiras. Isso porque a quantidade de informações que um atendente humano precisa dominar para atender todas as solicitações do público é imensa, e os custos para ter uma equipe com tamanho e capacitação dimensionados às demandas de todos os clientes é muito alto.

Por outro lado, nenhum desses problemas é comum aos chatbots. Eles são capazes de responder qualquer pergunta do consumidor de forma imediata, 24 horas por dia.

Caso surja uma dúvida que ele não consiga sanar, um atendente humano especializado no tema é acionado e, após resolver o problema do cliente, pode acrescentar a solução ao banco de dados do chatbot, “ensinando-lhe” mais uma resposta.

Produtos bancários oferecidos em uma conversa

Além do atendimento, os chatbots também podem utilizar a linguagem natural para oferecer os serviços e produtos de um banco, como linhas de crédito, fundos de investimentos e cartões especiais.

Diferentemente de uma estratégia padrão de telemarketing, o chatbot pode se valer de uma grande quantidade de dados sobre cada cliente para compreender qual tipo de produto é mais adequado para sua realidade atual e como fazer a oferta da melhor forma possível.

Serviços acessíveis pelo chat de texto

Os chatbots também podem ser utilizados como uma interface do cliente com os serviços bancários, da mesma forma que o internet banking, o caixa eletrônico e os aplicativos para celular.

Com um chatbot, em vez de navegar por interfaces em busca de alguma informação ou funcionalidade, o cliente pode apenas perguntar em texto e ter uma resposta definitiva e imediata.

Portanto, se um usuário quer descobrir qual a taxa de juros do seu cheque especial ou quanto tem investido em títulos de capitalização, pode apenas lançar a pergunta ao chatbot da instituição financeira. Outras informações como saldos, extratos e lançamentos futuros podem ser consultadas da mesma forma.

Outras possibilidades do chatbot em bancos

Empresas de todos setores já utilizam os chatbots de forma criativa para potencializar seu relacionamento com seus clientes, e a tendência é que isso seja ampliado no setor bancário. O Santander, por exemplo, já criou um chatbot para solucionar demandas e atender seus clientes no Brasil.

Já o Bank of America, dos Estados Unidos, desenvolveu um chatbot que funciona como um assistente digital inteligente, capaz de dar dicas sobre como os clientes podem economizar e lembrar datas de vencimentos de contas.

Na mesma linha, o DBS Singapore, banco digital do sudeste asiático, oferece um chatbot que pode responder mais de 10 mil perguntas diferentes dos seus clientes.

E voltando ao Brasil, também vale a pena destacar o caso do Banco Original, que atende clientes e não-clientes com um chatbot no Messenger, funcionando como canal para consultas sobre tudo que o banco oferece.

E você, já conhecia as possibilidades de um chatbot em bancos? Então aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e mostrar essa tendência para os seus amigos!

 

Leia mais:

O atendimento por chatbot resolve todos os problemas?

Chatbot para WhatsApp é uma realidade?

Qual o papel dos chatbots na fidelização de clientes?

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This