chatbot para captação de leads

Como usar chatbot para captação de leads e qualificação?

É muito comum vincular o uso de bots ao atendimento ao cliente, mas a verdade é que eles vão muito além disso. Existem muitas outras aplicações responsáveis por auxiliar os processos de um negócio, e um chatbot para captação de leads é um excelente exemplo.

Por isso, neste post, vamos te contar como essa ferramenta funciona na captura de informações de usuários interessados nas suas soluções e como ela pode ajudar a gerar leads qualificados. Acompanhe!

Importância dos leads qualificados

De acordo com o Inbound Marketing, leads qualificados são potenciais clientes com as seguintes características:

  • já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa (baixaram um dos seus conteúdos, assinaram sua newsletter, se inscreveram para um webinar, etc);
  • consequentemente, têm dados de contato cadastrados em alguma base de dados ou CRM da empresa;
  • estão próximos do fundo do funil de vendas, se encaixando no seu perfil de cliente ideal e demonstrando interesse nos seus produtos ou serviços;

Para distingui-los dos leads comuns, é essencial ter um conhecimento profundo sobre os objetivos do negócio.

Dessa forma, é possível estabelecer critérios de priorização de leads, identificando aqueles que, de fato, apresentam potencial para fechar uma compra.

Como funciona um chatbot para captação de leads?

Em essência, um chatbot preparado para a captação de leads é aquele que consegue adquirir dados de contato do usuário e garantir permissão para a empresa se comunicar com ele no futuro (opt-in). Isso já pode acontecer diretamente pela interface de chat.

Para promover essa captura, o bot pode tanto ser baseado em regras quanto dotado de inteligência artificial.

O primeiro tipo de chatbot pode ser programado para pedir mais informações do usuário após um certo número de respostas ou após determinado tempo de conversa ativa.

Já o segundo tipo pode, a partir de seu aprimoramento, avaliar o grau de interesse da pessoa segundo certos critérios e requisitar informações de contato apenas quando julgar que faz sentido.

Como um bot pode ajudar a gerar leads qualificados?

Listamos abaixo as três principais maneiras de um chatbot auxiliar na geração de leads qualificados. Confira:

Respondendo dúvidas

Implemente um chatbot capaz de responder com eficiência as dúvidas das pessoas. Dessa forma, será mais fácil entender em que momento elas estão em sua jornada de compra.

Estabelecendo um diálogo coerente

Não permita que o bot trate usuários que já conhecem sua empresa como desconhecidos. Certifique-se que o diálogo seja coerente com o grau de conhecimento que eles têm sobre seus produtos e serviços. Só assim o chatbot conseguirá guiar, com efetividade, o potencial cliente pelo funil de vendas.

Oferecendo conteúdos de qualidade

Preenchendo esses dois requisitos e rastreando padrões que definam em qual estágio do funil os usuários se encontram, o software pode nutri-los com conteúdos de qualidade. A ideia é enviar materiais relevantes e informativos, de forma a educá-los sobre a sua área de atuação e as vantagens das suas soluções, para influenciar em uma decisão de compra.

Portanto, para obter os melhores resultados com um chatbot para captação de leads, o ideal é procurar uma empresa especializada para te ajudar nessa implementação. É com essa parceria que você terá um bot funcional e orientado à geração de novas oportunidades para o seu negócio.

Quer entender melhor como os bots funcionam? Vem falar com a gente pelo chatbot da Take!

 

Leia mais:

Como divulgar o seu chatbot?

Métricas de chatbots: Por que e quais taxas acompanhar

Chatbot e gestão de projetos: Como se relacionam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This