chatbot para recursos humanos capa post

Chatbot para Recursos Humanos: possibilidades e benefícios

Você sabia que um chatbot para Recursos Humanos é capaz de solucionar diversos desafios encarados nesse setor, dando suporte aos times da área e trazendo inúmeros benefícios para as empresas?

Em termos gerais, chatbots são softwares que permitem a interação de pessoas com empresas por meio de conversas em aplicativos de mensagem. E, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, eles não são máquinas tentando se passar por humanos, mas ferramentas capazes de potencializar atendimentos, vendas e muitas outras atividades.

Neste artigo, pensando em ajudar você a otimizar os resultados na sua empresa, apresentamos algumas das possibilidades e dos benefícios da utilização de um chatbot para Recursos Humanos. Continue a leitura e saiba mais!

Suporte ao recrutamento e à seleção de talentos

Tendo em vista que o processo de recrutamento e seleção de talentos é uma das responsabilidades mais importantes do setor de gestão de pessoas de uma empresa, o uso dos chatbots pode ser um recurso bastante valioso nessa missão.

Mesmo quando uma vaga aberta atrai centenas de candidatos, é necessário encontrar, na multidão, a pessoa certa que domine os requisitos técnicos do cargo, se encaixe na cultura da empresa e esteja em um momento de carreira no qual essa oportunidade representa uma conquista.

Falhar em selecionar esse profissional ideal pode ter consequências negativas tanto para a empresa, que desperdiçará recursos treinando e contratando a pessoa errada, como para o próprio contratado, que não ficará satisfeito no novo cargo.

Para intermediar esse processo tão importante, o RH pode se valer de diversas ferramentas de seleção, como testes, entrevistas e atividades práticas. Mas, muitas vezes, a quantidade de candidatos é tão grande que muitos são filtrados bem antes das suas habilidades serem examinadas.

Com um chatbot, é possível desenvolver testes que vão avaliar as características dos candidatos de forma automatizada e veloz. O exemplo mais simples é a possibilidade de aplicar provas técnicas feitas com o apoio das equipes operacionais.

Além disso, exames de personalidade tradicionais podem ser adaptados para uma interface de diálogo mais natural e confortável para quem será avaliado, e até mesmo perguntas que comprovem a identificação do candidato em potencial com os valores e a cultura da empresa podem ser incluídas.

O chatbot também pode perguntar todo tipo de informação relevante para o cadastro daquele talento no banco de dados da companhia, como formação, experiência, principais conquistas profissionais, entre outras.

Centralização de informações do setor de RH

O chatbot para Recursos Humanos também pode ser criado com o propósito de servir às responsabilidades internas desse setor, centralizando informações e automatizando o seu fornecimento ao restante da companhia, por exemplo.

Dessa forma, quando um colaborador tiver alguma dúvida referente ao RH — sua próxima data de férias, as coberturas do plano de saúde corporativo ou, ainda, as pendências de ponto —, em vez de ligar e tomar tempo da equipe, ele pode simplesmente consultar esse atendimento automatizado e ter uma resposta imediata.

Nesse sentido, o time de Recursos Humanos ganha disponibilidade para realizar outras atividades, e os colaboradores da empresa resolvem seus questionamentos com muito mais praticidade. Além disso, caso surja uma dúvida que o chatbot não seja capaz de solucionar, o funcionário pode simplesmente acionar um profissional de RH com a pergunta já formulada e as várias possibilidades de soluções já exploradas.

Outras possibilidades de um chatbot para Recursos Humanos

Além das possibilidades citadas, é possível criar um chatbot voltado para treinamentos e testes de conhecimentos regulares dos colaboradores, ajudando no desenvolvimento profissional da equipe ao mesmo tempo em que verifica suas qualificações para a execução de suas responsabilidades.

Também é viável criar chatbots que verifiquem a satisfação e a saúde dos times, com perguntas que apuram se suas expectativas estão sendo atendidas e se existem problemas que precisam ser investigados pelo RH.

Além dessas, várias outras alternativas podem ser exploradas por um chatbot para Recursos Humanos. Agora que você já conhece algumas das possibilidades e dos benefícios desse canal, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam ficar por dentro de toda essa praticidade!

 

Leia mais:

9 dicas para aplicar um pouco de UX em processos seletivos

Como trabalhar em equipes multidisciplinares?

Desenvolvimento de chatbots: contrate o time ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This