atendimento por chatbots capa

Meus clientes vão gostar de um atendimento por chatbots?

Uma das principais dúvidas de quem considera adotar o atendimento por chatbots é se a reação dos clientes a essa nova tecnologia será positiva. Há uma percepção de que as pessoas não gostam de se relacionar com esses canais de atendimento, mas será que isso é mesmo verdade?

De acordo com o Relatório Webshoppers, em 2016 mais de 1/4 da população brasileira realizou pelo menos uma compra online. O WhatsApp já possui mais de 120 milhões de usuários no país e recentemente anunciou o início dos testes da versão da ferramenta para uso de empresas. Além disso, os brasileiros são os usuários mais assíduos da internet, ficando mais de 5 horas diárias conectados, e representam o segundo país que mais acessa as redes sociais. 

Esses dados mostram que o novo perfil do consumidor é altamente conectado a dispositivos e soluções tecnológicas. Dessa forma, ele não só gosta, como procura as opções que fornecem benefícios, como agilidade no atendimento e praticidade de escolha.

Pensando nisso, colocamos os principais motivos que mostram como um atendimento por chatbots é interessante para sua empresa! Confira:

Humanização da conversa

O atendimento por chatbots é mais humano que qualquer formulário, e-mail ou algumas outras formas de interação virtual. Apesar de a conversa ser realizada por um sistema de mensagens com respostas predefinidas, a composição do que vai ser enviado é criada com base no comportamento de seus clientes, usando uma linguagem mais próxima deles.

Entende-se que esses sistemas, quando elaborados com eficiência, permitem que o diálogo se desenrole de forma natural, criando uma conversa funcional como seria um diálogo com uma outra pessoa. 

Atendimento 24 horas

Uma dos maiores benefícios de oferecer atendimento por chatbots é a disponibilidade desse sistema. É possível que seus clientes e usuários tirem dúvidas, consultem produtos e até mesmo realizem compras por meio desse atendimento, que funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.

Diferentemente do atendimento por meio de equipe humana, não há diferença de custo para a empresa ao manter o sistema funcionando sem parar. Dessa forma, os resultados são mais lucrativos para o negócio e os consumidores ficam mais satisfeitos, com um serviço sempre disponível quando necessário.

Redução de espera

Outra vantagem é a redução ou eliminação de filas, principalmente em atendimento por telefone. Devido ao avanço da tecnologia por trás dos chatbots, é possível solucionar vários problemas dos clientes que, normalmente, precisam de contato humano, como troca de produtos.

Mesmo quando há necessidade de resolução com um profissional, a conversa pode ser filtrada inicialmente pelo chatbot, chegando para o funcionário com um processo direcionado. Dessa forma, o atendimento é feito com mais agilidade, o que significa menos tempo de espera para os clientes.

Linguagem apropriada

Como falamos, as respostas das conversas realizadas por chatbots seguem uma linguagem apropriada para o cliente da empresa. 

Além disso, as interações vão melhorando e podem ficar mais próximas de uma conversa humana conforme o sistema coleta dados e, caso o bot possua inteligência artificial, aprende com eles, identificando comportamentos padrões que fornecem um atendimento melhor para os clientes.

O resultado é um consumidor satisfeito com a experiência gerada pela marca, algo essencial para criar fidelização, marketing boca a boca positivo e outros benefícios para a empresa.

Conversa personalizada

Por fim, a comunicação entre o cliente e o chatbot é personalizada, priorizando suas necessidades. Portanto, por mais que as informações e funções disponíveis sejam as mesmas para todas as pessoas, cada interação é diferente, seguindo a ordem e necessidade de cada pessoa.

Por exemplo, se o sistema de mensagens é usado no Facebook da empresa e serve para tirar dúvidas sobre produtos, um consumidor pode entrar em contato e, em poucos minutos, ter as informações sobre o item que precisa apenas selecionando opções já predeterminadas. 

Assim como acontece com diferentes tecnologias, a adoção do atendimento por chatbots é uma tendência inegável não só pelos benefícios que seu uso gera para as empresas, mas também pelas facilidades oferecidas para seus usuários.

Dessa forma, fica claro que o atendimento por chatbots traz diversos benefícios para a empresa e para os clientes! E você, já usou um chatbot para durante um atendimento?

Vamos aproveitar este último texto do ano para desejar aos nossos leitores um 2018 de conversas incríveis!

 

 

gif-de-ano-novo-final
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This