cobertura f8 2018 capa post

F8 2018: Confira o que rolou no dia 1

O F8 2018 começou ontem em San Jose, CA, e é claro que a Take marcou presença!

O primeiro dia da conferência mundial do Facebook trouxe várias novidades empolgantes tanto para pessoas quanto para empresas, apresentando serviços importantes para garantir a segurança e a melhor experiência aos usuários.

cobertura f8 equipe take
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Equipe Take no F8

Quer saber tudo que rolou no Day 1? Então acompanhe nosso post!

O Messenger está de volta!

Uma notícia que preocupou muitas pessoas foi quando o Messenger bloqueou os bots publicados na plataforma. Mas a angústia não durou muito para quem esteve no F8: logo no início de sua apresentação, Mark Zuckerberg anunciou que os apps estão liberados novamente para submissão!

Isso é uma ótima notícia e um alívio para devs e empresas que têm seus contatos publicados no canal.

(Quer construir e publicar seu bot com rapidez? Conheça o BLiP, plataforma de construção, gestão e evolução de chatbots que está integrada ao Messenger e a outros canais de publicação! 😉)

Segurança e privacidade

Há pouco tempo, o próprio Zuckerberg esteve em uma audiência no Congresso dos EUA para responder a questionamentos a respeito de como o Facebook protege a privacidade dos usuários.

Esse episódio foi notícia no mundo todo, visto que ocorreram uma série de acontecimentos que colocaram essa segurança em cheque, como as fake news e seus desdobramentos em diferentes setores, inclusive o político.

Assim, o F8 trouxe a segurança de dados com força em seus discursos, e Zuck dedicou um momento específico em sua palestra para falar sobre o que o Facebook tem feito para melhorar sua segurança:

It’s not enough to just build powerful tools. We need to make sure that they are used for good. And we will.

Ele afirmou que é necessário construir a tecnologia para as pessoas; para mantê-las seguras. Assim, o Facebook está atuando em três frentes para garantir mais transparência aos usuários:

1. Proteção da integridade para as eleições

O Facebook já contava com ataques mais tradicionais com relação a notícias sobre eleições. Mas eles não esperavam operações coordenadas de informação nem grandes redes de contas fake, como aconteceu. Mas Zuck afirmou:

We will never be unprepared for this again.

Algumas das novas medidas são:

  • Verificação de ID do governo para quem administra grandes contas relacionadas à política
  • Investimento em IA para identificar as contas fake e derrubá-las
  • Transparência no Ads: Agora, será possível saber quem está fazendo um ad sobre política, quem é o target dessa conta, quanto ela está gastando com o ad e quais outras mensagens ela está enviando para outras pessoas
  • 20 mil revisores de conteúdo e segurança até o final do ano trabalhando para garantir que fake news não se espalhem
  • Comissão independente de pesquisa para as eleições: Com ela, um grupo de acadêmicos pode dar ideias e apoio ao Facebook para ajudar na segurança das informações

2. Luta contra as fake news

  • Uma das maiores preocupações é com o spam. Assim, os ads dessas contas serão cortados, impedindo que elas continuem lucrando
  • Investimento em tecnologia para encontrar contas fake e tirá-las da rede
  • Segmentação mais precisa do conteúdo fake, para mostrar menos e, caso ele apareça para as pessoas, venha vinculado a artigos confiáveis sobre o assunto

3. Privacidade de dados

  • Restrição da quantidade de dados que os desenvolvedores poderão pedir das pessoas
  • Restrição de dados que as pessoas podem compartilhar de seus amigos, em grupos, entre outros locais
  • Investigação profunda de apps que trafegam muitos dados: Atuação de auditores para investigar coisas suspeitas e garantir que, se algum dado for usado com más intenções, esses desenvolvedores serão banidos da plataforma e as pessoas que tiveram seus dados afetados serão avisadas
  • GDPR (General Data Protection Regulation) para controle de privacidade
  • Clear history: Nova ferramenta para limpar rapidamente os cookies do browser

Essas proteções permitirão que empresas e desenvolvedores construam melhores tecnologias pensando no longo prazo, o que é um passo importante para um desejo importante do Facebook: Construir ferramentas e serviços que gerem conexões significativas.

cobertura f8 roadmap facebook
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Roadmap para os próximos 10 anos do Facebook

Novidades dos principais produtos anunciadas no F8

A principal preocupação do Facebook é com a segurança. Mas isso não significa que eles estão deixando a inovação de lado. Confira as principais features lançadas no primeiro dia do F8:

Facebook: Relacionamentos significativos

  • Aba de Grupos no app para encontrar seus grupos mais facilmente e agilizar a interação
  • Botão Join Group, que poderá ser utilizado em diferentes canais para agilizar o crescimento e participação dos usuários em grupos, além de melhorar a experiência e gestão dos líderes
  • Dating: Se 200 milhões de pessoas estão “Solteiras” no Facebook, por que não criar uma funcionalidade para conhecer gente e construir relacionamentos na rede? Esta será uma ferramenta segura, com opt-in, que permitirá uma boa configuração do perfil e não aparecerá no feed de notícias

Messenger: Simplificar e evoluir

O Facebook está com grandes investimentos para o canal, o que é muito animador para empresas que desejam automatizar sua comunicação por lá. Hoje, mais de 8 bilhões de mensagens são trafegadas com as empresas por mês, e é por isso que as novas features anunciadas são super relevantes:

  • Efeitos de realidade aumentada na câmera para aprimorar a experiência virtual dos usuários
  • Chamadas de vídeo para o Lite, uma possibilidade mais leve e democrática
  • Customização de conversas com cores e emojis para deixar as conversas mais divertidas

Um momento super legal da palestra do David Marcus, Head do Messenger, foi quando ele citou os parceiros globais do Facebook — e a Take estava lá \o/

Instagram: Foco no que os usuários querem

O Facebook quer fortalecer as experiências em todos os seus produtos, e com o Instagram não é diferente. Assim, a aba de explore da rede está ainda mais focada no que os usuários estão interessados, contando com segmentação por tópicos e hashtags. As chamadas de vídeo serão possíveis dentro do Direct, e os efeitos de realidade aumentada na câmera também se estendem ao Insta.

Serão novas formas de conversar para praticamente todas as redes sociais mais populares entre nós!

WhatsApp: Bem-vindas, empresas!

Uma das novidades mais esperadas do evento — e também uma das principais perguntas dos nossos seguidores —, o WhatsApp trouxe grandes informações.

A diretora do WhatsApp contou que, sim, eles vão abrir para grandes empresas automatizarem sua comunicação no canal, e que eles estão construindo uma API específica para suportar o alto tráfego de mensagens. Quick reply já é uma funcionalidade confirmada!

Outra feature interessante para os usuários serão as vídeo-chamadas para grupos, o que promete aproximar as pessoas ainda mais.

Por fim, sobre privacidade, o WhatsApp vai armazenar poucas informações e não guardará as mensagens trafegadas em seus servidores, garantindo mais segurança e confiança para os usuários.

Oculus: Realidade virtual para potencializar conexões

Os investimentos em VR e AR permitirão a visualização de fotos 3D pela câmera do Facebook e também de fotos 3D na timeline. Ah, também vão possibilitar que a gente veja uma foto da casa em que crescemos, por exemplo, e reconstrua esse espaço — “como mágica”, segundo Zuck. 😍

Também haverá Oculus TV para que as pessoas assistam juntas à distância, Oculus venues para que as empresas promovam eventos ao vivo e, ainda, o OculusGo, lançado na hora da palestra.

cobertura f8 lançamento oculus go
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Lançamento do OculusGo durante a palestra de Mark Zuckerberg

O OculusGo foi lançado com mais de 1000 apps plugados e com as lentes de maior qualidade já construídas em um dispositivo de realidade aumentada. E todos os presentes no F8 ganharam um!

Keep people safe and keep building

O Facebook está empenhado na busca pelo equilíbrio entre garantir a segurança, mas também a inovação.

Mark Zuckerberg afirmou que está no DNA da empresa construir, de maneira constante, produtos e serviços que coloquem as pessoas no centro da experiência. Com isso, ele acredita que é necessário desenvolver tecnologias para unir pessoas.

A ideia é que as pessoas possam compartilhar o que quiserem, com quem quiserem, a qualquer hora — desde que a privacidade dos envolvidos seja sempre preservada.

O primeiro dia do F8 foi inspirador e esclareceu muitas curiosidades! Gostou das novidades? Então acompanhe a cobertura da Take em nosso Facebook, Instagram e Twitter para saber tudo sobre a conferência!

E o dia 2? Veja aqui como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This