inbot marketing capa post

Inbot Marketing: entenda como um chatbot pode gerar engajamento

O que você faz quando o gráfico dos seus resultados aponta para baixo: respira fundo e espera normalizar ou se dá conta de que precisa inovar? Se a resposta for a segunda opção, parabéns! Chegou a hora de batermos um papo sobre Inbot Marketing.

Hoje, boa parte da concorrência está alinhada às novas tecnologias, principalmente porque descobriu que a automação é a melhor alternativa para otimizar processos, reduzir custos, motivar a equipe e melhorar o atendimento ao cliente.  

Nesse caso, você tem dois motivos para abandonar velhos hábitos e buscar soluções modernas: não ficar para trás e atender às expectativas do consumidor, que está completamente seduzido pela praticidade. 

No post de hoje, confira o que o Inbot Marketing pode fazer para a sua marca engajar pessoas e, assim, vender mais. Continue a leitura!

Entenda o que é Inbot Marketing

Se você se confundiu com Inbound Marketing, saiba que o trocadilho é proposital. O termo foi criado pela Take para representar o uso do chatbot como um canal direto com o consumidor dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Muitas vezes, o chatbot tem um potencial maior que o e-mail quando se trata de relacionamento com o cliente. Isso acontece porque a interação é em tempo real e acontece dentro de uma interface que já é amigável ao consumidor.

Dificilmente as pessoas dizem o que querem ou passam um feedback no corpo de um e-mail. Com isso, a opção mais efetiva é manter um diálogo em forma de texto ou voz, quando a resposta chega imediatamente — tanto para quem envia quanto para quem recebe.  

Saiba como ele funciona

O Inbot Marketing roda todo o funil de vendas dentro de um chatbot: atração, captação e nutrição são feitas sem a necessidade de pedir previamente o endereço eletrônico do usuário. Pelo canal mais utilizado ser o Facebook Messenger, as campanhas de geração de tráfego não são feitas para o site, mas para o próprio Messenger.

Em vez de entrar no site, passar por todo o processo e deixar o contato para, só depois, fazer parte do fluxo de nutrição, o lead entra no Messenger e inicia a conversa com a sua empresa. Esse processo é conhecido como opt in.

Dessa forma, o sistema registra o contato do usuário já naquele momento. Isso permite o envio de notificações push, conteúdos que vão fazer com que ele caminhe pelo funil de vendas, notícias, pesquisas e atualizações de produtos.

Ou seja, em uma única conversa, é possível captar todas as informações de uma vez. Dentro do aplicativo, a pessoa encontra várias informações que também estão disponíveis no site — no Inbound Marketing, seria preciso fazer uma ação no Facebook para levar o cliente até o site.

Acontece que, sem o e-mail, fica impossível se relacionar com ele novamente. Com o chatbot, acontece o contrário: o primeiro contato já é o bastante

Conheça os motivos para usar o Inbot Marketing na sua estratégia

Como você sabe, a jornada de compras do cliente atravessa diversas etapas. Para ser um procedimento bem-sucedido, a pessoa precisa cadastrar o endereço de e-mail quando chegar ao seu site — caso contrário, todo o investimento é desperdiçado.

Com o Inbot Marketing, é possível acelerar esse processo. Por meio de uma conversa no chatbot, você já pode conseguir informações necessárias: e-mail, data de nascimento, localização etc. Isso ajuda a acelerar o trajeto no funil de vendas e agilizar o tempo da conversão.

Enquanto as ações de Inbound Marketing mandam o cliente para o site, Facebook ou landing page e fazem contato por e-mail, o Inbot oferece uma experiência mais natural para o usuário por meio de um canal único de contato.

Ainda, o usuário não precisa baixar mais um aplicativo que vai consumir a memória do celular dele. Ao mesmo tempo, você consegue fazer uma comunicação ativa desde o primeiro momento em que ele interagir com a sua marca.

Isso abre um leque de possibilidades de engajamento porque, veja bem: hoje, ninguém quer perder tempo. O chatbot integrado ao Messenger representa um enorme avanço na produtividade. Quem não gosta de ser atendido no mesmo instante em que entra em contato?

Além disso, essa ação representa mais um passo na otimização da gestão de redes sociais. Isso porque você pode gerenciar posts, compartilhamentos, anúncios e chat — tudo na mesma plataforma.

Veja em que situações o Inbot Marketing pode ser aplicado

A aplicação do Inbot Marketing pode acontecer em diferentes situações. Com um chatbot inteligente, você vai ser capaz de gerar leads com mais facilidade. As suas campanhas de marketing serão mais eficientes, uma vez que é possível coletar mais informações sobre o cliente além do tradicional endereço eletrônico.

A posse desses dados vai ajudar a mapear o perfil do público de um jeito mais consistente e isso também vai ser vantajoso na hora de fazer a segmentação dos anúncios para atingir a audiência certa.

Outra utilidade do Inbot Marketing é que ele pode ser um canal direto de vendas. A interação é bem dinâmica, com construções de diálogos bem elaborados, variação de respostas, sistema de autoaprendizagem, envio de imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de arquivo.

Além das situações apresentadas, você pode usar essa tecnologia para fazer pesquisas de satisfação. O mais bacana é que dá para dispensar aqueles formulários chatos e criar uma enquete bem simples para que o usuário responda com apenas alguns cliques.

Confira um case de sucesso para se inspirar

Durante o período da Black Friday, a Take desenvolveu o chatbot das Casas Bahia no Facebook Messenger com o BLiP, uma plataforma que reúne múltiplas soluções de interatividade via mensagem.

Para você ter uma ideia da dimensão desse projeto, no total, 51,3 mil pessoas iniciaram uma conversa e 46 mil agendaram para receber mensagens promocionais. O sistema entrou no ar dia 21 de dezembro de 2016.

O objetivo era captar leads interessados em receber ofertas. Entre os dias 24 e 27, foram enviadas mensagens com as promoções das categorias de produtos de acordo com a opção escolhida pelos usuários.  

Assim, foi possível realizar compras dentro do próprio Facebook. Quando as ofertas esgotavam, um novo contato era feito com o usuário para convidá-lo a conhecer outros produtos similares no site da empresa. Em 2017, o bot foi atualizado com mais funcionalidades e, dessa vez, interagiu com mais de 260 mil usuários.

Como você viu, o Inbot Marketing chegou para fortalecer as ações de Inbound Marketing. Se ambos forem trabalhados lado a lado, nenhum lead será desperdiçado e os resultados serão otimizados. 

Quer saber mais? A Take tem a solução certa para o seu atendimento ser mais interativo, personalizado e instantâneo. Entre em contato com a gente agora mesmo!

 

Leia mais:

O que os chatbots têm a ver com o comportamento do consumidor?

Como os chatbots podem melhorar a geração de leads?

Meus clientes vão gostar de um atendimento por chatbots?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This