google lens capa post

O Style Match chegou: O que o Google Lens poderá fazer pela gente

Continuando a série “Isso é muito Black Mirror. Será mesmo?”, hoje vamos falar de uma novidade que é a cara do seriado: o Google Lens!

Apesar de o Google Lens já existir há algum tempo, o que há de novo é que ele já está sendo liberado em português no Brasil e com novas funcionalidades! Confira se o seu dispositivo está entre os sortudos que já podem testar.

O que essa funcionalidade do Google faz?

O Google Lens é integrado com a câmera do celular e é capaz de identificar cenas, textos, objetos e até mesmo animais!

Como? O usuário aponta a câmera do celular para o item em questão, e o assistente informa qual é o nome daquela flor, a raça daquele cachorro, traduz o texto em inglês que está impresso em um cartaz ou mostra referências daquela bolsa que alguém está usando. Isso não é incrível? 😲

Eu me lembro muito bem de quando estava na faculdade e fazíamos trabalhos sobre a “mídia do futuro”. Por muitas vezes, eu e meus colegas incluímos em nossos projetos uma função que permitia que, quando uma pessoa gostasse da roupa de um artista, por exemplo, ela pudesse selecionar o item e encontrar uma loja que o vendesse.

Esse “projeto” já foi implementado nas smart tvs e smartphones há tempos (nós nos sentimos tão orgulhosos quando vimos isso e reparamos que pensávamos no caminho certo de evolução!).

google lens animados
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O Google Lens também atua exatamente nesta área — o que trará mais uma revolução para o comércio!

O processo de compra hoje já começa muito antes da ida à loja (que várias vezes nem acontece!). Nós, como profissionais de Marketing, para nos adaptarmos ao consumidor que está sempre on e mobile, devemos abraçar cada vez mais a mentalidade de “assistência imediata”.

Uma pesquisa recente do Google informou que 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para pesquisar algo na internet.

Onde entra o Google Lens: Style Match e muito mais

A ferramenta será a principal responsável pelo Style Match! Gostou de uma roupa que viu alguém usando na rua? Aponte a câmera do celular e veja online não apenas as lojas que vendem aquela peça, mas também outras naquele mesmo estilo.

Que tal copiar a decoração que viu no hall daquele hotel bacana? Veja os itens online, leia resenhas e veja peças que combinam com o estilo escolhido. E ainda, já passou por uma discussão com os amigos para saber se um cachorro era Akita ou Pastor Suíço? As dúvidas terminam com o Google Lens.

google lens dog
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Os recursos vão muito além desses! O Google Lens já lê textos em imagens. Sabe aquele processo chato de digitar a senha do wi-fi que está em um impresso na parede? Você pode usar o Lens para detectar o texto e cortar essa etapa.

Viu um panfleto de um evento. Adicione-o à sua agenda! Está em uma livraria e quer saber mais sobre um livro em questão? Leia sua resenha online. Tudo isso utilizando o Google Lens!

Percebe como todos os lançamentos seguem a mesma linha de diminuir o trabalho e economizar o tempo do usuário? Mundo online e offline se integram a todo o tempo e facilitam a chegada das informações até nós, em um simples clique. Isso é muito Black Mirror! E eu adoro!

Essa novidade desperta uma série de opiniões diferentes. E você, o que acha do Google Lens e suas possibilidades? Compartilhe este post com seus amigos e promova a discussão!

Na próxima semana, vamos apresentar uma nova função que será especialmente útil em nosso dia a dia: Inteligência Artificial no Google Maps. Até lá!


nathalia post google lens
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Nathalia Oliveira

Analista de Marketing na Take

LinkedIn

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais posts da série:

Assistente Google Duplex: Isso é muito Black Mirror. Será mesmo?

Como funciona o novo Android P: Menos tempo on, mais vida off

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This