transformação digital capa post

Transformação digital: por onde ela começa?

Antes de a internet existir, as empresas tinham demandas bem diferentes de agora. As regras que orientavam as tomadas de decisão não se aplicam mais. Hoje, a transformação digital é uma realidade que começa na digitalização da comunicação.

Em outras palavras, com esse recurso, é possível utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados mais satisfatórios.

Então, por que nem todos estão dando a devida atenção a esse artifício tão indispensável?

O problema pode estar relacionado à falta de conhecimento. Nesse caso, os profissionais de TI exercem um papel fundamental, pois são os principais responsáveis por apresentar soluções para novos desafios.

Pensando nisso, vamos falar sobre os impactos positivos que a transformação digital causa nas empresas, além do papel da digitalização da comunicação nesse processo. Acompanhe!

Armazenamento de dados

Você sabia que a quantidade de informações geradas nos últimos anos é maior que tudo o que foi criado durante a história da humanidade? Mensurar esses dados é extremamente importante para analisar o comportamento do consumidor em diversos canais.

O marketing digital, em todas as suas formas, permite o acesso a uma infinidade de dados não estruturados. Eles são capturados sem uma ordem específica, mas úteis para alimentar novas ferramentas analíticas.

A tecnologia de Big Data oferece condições para que as empresas façam diversos tipos de previsões, descubram padrões extraordinários nas atividades e criem outros valores. No entanto, sua implantação requer um perfeito alinhamento dos objetivos para viabilizar a antecipação de tendências.

A aplicação é bastante vasta, com possibilidade de uma execução flexível de acordo com o momento vivido pela organização. Nesse sentido, é a partir da digitalização desses dados que sua análise pode acontecer de maneira rápida e mais segura.

As empresas mais bem-sucedidas souberam explorar o Big Data de forma eficiente e romperam com modelos tradicionais de gestão. Nike, Grupo Pão de Açúcar, Netflix e McDonald’s são exemplos de marcas que fizeram isso com diferentes propósitos e conseguiram se destacar no mercado. A inovação é peça-chave quando se trata de transformação digital!

Ferramentas de CRM

A automação do marketing está longe de ser apenas uma forma de facilitar o trabalho da equipe. Ela exerce um enorme impacto na forma de se relacionar com o cliente e otimiza os processos do dia a dia na análise de dados.

O uso de um sistema de CRM ajuda a capturar dados e proporciona um contato individualizado entre consumidor e marca, de acordo com a etapa na jornada de compra em que ele se encontra. Ou seja, é possível personalizar a mensagem conforme a ocasião e o perfil do público — novamente, percebemos a digitalização do histórico dessas conversas para auxiliar na eficiência desses processos e ferramentas tecnológicas.

Isso se reflete positivamente na experiência do usuário, que recebe um serviço voltado especialmente para ele. Por exemplo, você pode enviar um e-mail marketing promocional com base nas preferências dele, notificações sobre compras não concluídas, entre outras possibilidades.

Está curtindo o assunto? Aprenda de maneira interativa assistindo ao webinar “Digitalizar a comunicação para a transformação digital”, com grandes nomes do mercado. Deixe suas dúvidas que responderemos tudo por lá!

Business Intelligence

Na era da transformação digital, o cliente não pode ficar esperanto o tempo de resposta da TI — que, por sua vez, também não pode aguardar os problemas surgirem para pensar em soluções práticas. Tudo acontece muito rápido: a empresa não pode se submeter às inconstâncias do mercado para definir uma estratégia.

Uma das contribuições do Business Intelligence é analisar o que está funcionando ou não. Junto com o Big Data, torna-se mais fácil coletar dados e mensurar resultados. Para isso, softwares são utilizados para monitorar o comportamento do consumidor no funil de vendas e em tempo real.

Sendo assim, a equipe de vendas tem melhores chances de otimizar as conversões e, também, reduzir o tempo gasto, pois o contato é feito com pessoas que já estão preparadas para a compra.

Inteligência artificial

Quando falamos de transformação e digitalização da comunicação, a aplicação da IA é bem ampla. Seus recursos estão presentes em assistentes virtuais, como Google Assistent, Alexa e Siri, que vieram para mudar o jeito que as pessoas lidam com a internet.

O uso de robôs é outra realidade. Hoje, eles são capazes de trabalhar com autonomia e até aprender com as interações.

Os bancos também passaram a implementar medidas efetivas na área de inteligência artificial para lidar com grandes volumes de informações. A intenção é trabalhar com documentos facilmente digitalizáveis para levar a ciência de dados à organização.

Afinal, as agências precisam de uma solução real para as transações online  — uma delas é a plataforma antifraude, baseada em IA, que calcula as operações recebidas em menos de 300 milissegundos. 

Essa mudança também está acontecendo em empresas de todos os portes e evolui mais rápido do que se imagina. Hoje, o machine learning organiza as bases para que a tecnologia se aproxime de um atendimento mais humanizado. Assim, podemos personalizar, contextualizar e demonstrar inteligência por meio de nossos sistemas.

Chatbots

Os chatbots são sofwtares que utilizam conversação com linguagem amigável para interagir com o usuário. Eles podem reconhecer nomes, informações sobre documentos, entre outros detalhes.

Pelo fato de serem sistemas personalizáveis, são capazes de fazer conexões com o que está sendo solicitado, com ajuda do banco de dados da empresa. Na maioria das vezes, conseguem resolver os problemas dos usuários sozinhos — mas, se for necessário, chamam um atendente humano.

Suas vantagens para a transformação digital são muitas, principalmente porque os chatbots podem ser integrados com diferentes plataformas, como pagamento, analytics e provedores de IA. 

Observar, analisar, comparar e criar algo nunca visto pode parecer uma incoerência no começo. Essa é uma grande dificuldade nos ambientes de trabalho mais tradicionais. No entanto, a inovação digital nas empresas é um meio fantástico para otimizar os resultados — e não é à toa que esteja promovendo tamanha revolução.

Como você viu, não podemos negar que a transformação digital é uma necessidade urgente para toda organização que deseja se comunicar bem com a audiência, coletar dados relevantes e convertê-los em insigths valiosos para uma estratégia de marketing robusta.

Gostou do conteúdo deste artigo? Aproveite para ler também sobre o que é plataforma de chatbots e tire todas as suas dúvidas sobre o conceito, como funciona e quais as principais vantagens dessa ferramenta. Boa leitura!

 

Aprenda mais:

Não sei programar. Consigo criar um bot mesmo assim?

Confira vídeos e áudios das principais palestras do SXSW 2018

BLiP: Conheça a plataforma de chatbots da Take

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This